Blog do Enio

Dois longos

Na semana passada, tentei fazer dois treinos mais longos. Um foi na quarta-feira, feriado do dia 12 de outubro. O outro foi no sábado, antes da Track&Field no domingo. No primeiro longo, a ideia era correr pelo menos 1h30. O ritmo não importava tanto, mas queria fazer abaixo de 6 min/km, já que o último longão antes desse havia sido um de 1h15 com ritmo médio de 5:57 min/km.

Só que desta vez comecei mais tarde, estava um pouco mais quente e iniciei muito rápido o treino. A partir do 2º km, o ritmo ficou perto de 5:50 e foi assim até o 7º km. No 8º, já estava sentindo o cansaço. O ritmo caiu, foi lá para 6:16 e não vi mais sentido em correr fazendo tanto esforço. Comecei a andar ali pelo km 8,5 e pensei no que poderia fazer para o treino ter algum proveito.

Como ainda estava longe de casa, tinha toda a Beira Mar para percorrer, decidi fazer um treino fajuto intervalado. 2 minutos andando e 1 minuto correndo. A parte de corrida era para ser mais rápida, mas não foi tão boa assim. O ritmo ficou na média em 5:20. Nada excepcional, mas foi o que saiu depois do cansaço e do desânimo de ter que andar no meio do treino. Terminei com 1h22, 12,40 km e ritmo médio de 6:37. Foi decepcionante pelo que pretendia.

Um dia de treino ruim é melhor do que um dia sem treino. Assim pensei. Ainda estava em dúvida o que faria no sábado, se só um trote, um fartlek ou um treino longo. O treino de quarta foi a resposta. Sábado seria mais um treino longo, para tentar acertar. Comecei um pouco mais cedo e mais devagar. O objetivo de tempo final era terminar com a média abaixo de 6 min/km.

Consegui manter um ritmo mais constante nos primeiros 5 km e dali em diante inseria algumas acelerações de 250 metros, para tirar o treino da monotonia. Foi o mesmo percurso dos últimos longos. Fiz as acelerações sem compromisso e no fim saíram 6 delas, com ritmo aproximado de 5 min/km. Esses 250 metros mais rápidos foi o que garantiu o ritmo médio dentro do que estipulei.

Terminei novamente com 1h22, mas desta vez foram 13,77 km e ritmo médio de 5:59 min/km. Ainda não está exatamente como eu quero, mas já foi uma melhora em relação ao último. A intenção é no próximo treino longo chegar em pelo menos 1h30. Se o ritmo encaixar, talvez saia mais de 15 km. A longo prazo, penso em fazer um longão de 2 horas uma semana antes da Asics Golden Run Brasília.

(Visited 34 times, 1 visits today)
Enio Augusto
Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.
https://porfalaremcorrida.com/blogdoenio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *