Blog do Enio

Treinos de carnaval

Quarta-feira de cinzas, de carnaval, de sei lá mais o quê. O fato é que acabou o tal do carnaval e consegui fazer o que me propus: correr os 5 dias do período que considero carnaval, ou seja, de sábado a quarta. Tentei manter o programado no dias de treino que tenho como mais importantes: o longo de sábado e o intervalado de terça.

Vamos aos treinos de carnaval:

25/02 – sábado
Sábado é o dia do treino longo. Queria correr mais do que 1 hora, mas sabia que se ficasse na Beira Mar ia encontrar motivos para terminar o treino antes. Sendo assim, fiz um percurso que me obrigou a correr mais. Decidi ir até o Parque de Coqueiros e voltar. Daria pouco mais de 12 km nas minhas contas, além das subidas que teria que enfrentar. Para não ser apenas uma rodagem, escolhi correr mais forte a cada quilômetro múltiplo de 3. Então, nos km 3, 6, 9 e 12 acelerei. Comecei devagar, tanto na parte normal quanto na aceleração, mas foi melhorando a cada bloco de 3 km. Tanto que o último quilômetro saiu a 4:58. Foi um treino que me deixou mais confiante.

26/02 – domingo
Treino de carnaval do Por Falar em Corrida. Fui até o Campeche e corri com o Guilherme pouco mais de 6 km pelas ruas do Novo Campeche e arredores. Foi um trote, conversando e fazendo vídeos para o canal do YouTube. Foi o treino mais lento dos cinco realizados. Era tudo o que eu precisava depois do longão de sábado.

27/02 – segunda-feira
Normalmente, teria folga na segunda, mas não na segunda de carnaval. Saí para 40 minutos em um ritmo qualquer. Foi até uma surpresa o ritmo que saiu a partir do 3º km. Foram 40 minutos mais rápidos do que o previsto.

28/02 – terça-feira
Esse era o treino mais importante. Pena que estava inserido no contexto do carnaval. Como falei ontem, fui dormir tarde na segunda, acordei tarde e o treino foi com sol e calor. Estava muito quente. A princípio, estava pensando em fazer repetições para que tivesse o mínimo de 40 minutos total de tempo de treino. Decidi que seriam intervalados de 3 minutos. Correndo até não me senti tão cansado quanto achei que estaria, mas o calor foi minando aos poucos. Fiz apenas 6 repetições. Queria ter feito pelo menos 8, mas na sexta já senti que não ia mais render. Apesar de todas terem sido com ritmo abaixo de 5 min/km, que era o pretendido, a última foi a mais lenta. Isso que ate consegui acelerar no fim, mas já não tinha mais de onde tirar. Decidi parar nas 6 e me contentar com o ritmo obtido nelas. A média das 6 ficou em 4:48 min/km. Fiz com intervalo de 2 minutos, sendo o 1º minuto andando e o 2º minuto trotando.

01/03 – quarta-feira
Esse daqui foi parecido com o de segunda-feira. Normalmente seria um dia sem correr, ainda mais depois de 4 dias seguidos, mas lá fui eu. O plano inicial era fazer só 30 minutos, mas quando cheguei perto dos 30 minutos achei muito pouco e o ritmo médio ainda estava acima de 6 min/km. Resolvi esticar até 40 minutos, dei uma acelerada no km 5 e no km 6, mais um pouquinho nos metros finais e estava feito o treino com ritmo médio de 5:56 min/km.

O saldo final dos treinos de carnaval foi o total de 39,96 km (faltaram 40 metros para 40 km!!!!) e 4:04:12 correndo.

Amanhã ainda devo correr porque não gosto de correr sexta e não quero ficar dois dias parado. Devo fazer uns 50 minutos e pronto. Não vai estar na programação de treinos carnavalescos, mas deverá ser o 6º dia seguido correndo.

Como foram os seus treinos no carnaval? Teve muita corrida? Ou teve mais descanso? Ou mais festa?

(Visited 20 times, 1 visits today)
Enio Augusto
Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.
https://porfalaremcorrida.com/blogdoenio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *