Blog do Enio

Treinos da semana

Mais uma semana de treinos. Parece que as coisas estão se ajeitando. O que aconteceu entre de 17/10 e 23/10 vem a seguir. As rodagens continuaram como maior parte dos treinos. Foram 6 dias de treino e 1 dia de descanso. O último desses dias foi o que teve algo mais parecido com um treino intervalado.

Na segunda, uma rodagem que saiu mais solta do que eu esperava. Foram 7,24 km em 43 minutos. Na terça, foi ainda melhor. Nem estava sentindo tanto os efeitos da Track&Field. Saíram mais 45 minutos em 7,72 km. Na quarta, então, resolvi fazer um treino mais longo. Estou optando pelos longos nas quartas e sábados. Na quarta, foram subidas e descidas até o Parque de Coqueiros. Foi bem sofrido. Foram 15,56 km em 1h35.

O detalhe é que no treino de quarta, depois dos 3 km iniciais, passei a intercalar 1 km mais rápido e 1 km, mesmo que fosse em subida. Até que o treino rendeu legal. O reflexo de subir e descer foram as coxas e panturrilhas doloridas pelo esforço. Na quinta, saí para fazer um trote e estava bem ruim do treino do dia anterior. Foram 6,41 km em intermináveis 40 minutos. Com isso, optei pela folga na sexta já pensando no longo de sábado.

Sábado consegui fazer o treino que gostaria. Foram 17,30 km em 1h43. O objetivo era terminar o treino com ritmo médio abaixo de 6 min/km. Tentei manter um ritmo constante, mesmo com algumas subidas e descidas. Foi menos sobe e desce do que na quarta, mas ainda assim encarei algumas subidinhas. Quase fiz 18 km, mas já estava bem cansado e senti que o treino não ia render mais muita coisa. Parei por ali com os 17 km.

No domingo, não sabia bem que tipo de rodagem ia fazer e optei por fazer 13 acelerações de 30 segundos. O número de repetições foi ao acaso. Foi o que coube na ida e volta da Beira Mar. Foi o mais perto que cheguei na semana de um treino intervalado. Antes disso, só na quarta que variei a velocidade, mas não foi na intensidade do treino de domingo.

Assim, fechei a semana com 62,30 km em 6:14:08, ritmo médio de 6 min/km. Comparando com a semana anterior, corri quase a mesma distância e quase o mesmo tempo, só que em um ritmo pouca coisa mais rápido e com menos treinos. Na semana anterior foram 7 treinos e nesta foram 6. Os dois treinos longos contribuíram muito para que essa diferença acabasse quase não existindo, mesmo correndo um dia a menos. Os treinos continuam e, se tudo continuar assim, acredito que conseguirei correr de forma satisfatória as duas meias que tenho em novembro.

Assista ao nosso vídeo contando a semana de treinos no Desafio PFC 21 km:

(Visited 17 times, 1 visits today)
Enio Augusto
Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.
https://porfalaremcorrida.com/blogdoenio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *