Treino e dicas para a sua primeira Meia Maratona das Cataratas

Já é tradição em Foz do Iguaçu. Durante o primeiro semestre de cada ano, praticantes de corrida de rua intensificam os preparativos para “fazer bonito” na Meia Maratona das Cataratas. O participante pode optar pelo trajeto de 21 km ou de 8 km. A prova é única no mundo, tendo como cenário as Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu.

A corrida recebe participantes de todas as regiões do Brasil e do exterior, entre eles os chamados atletas de finais de semana. Esses treinam e correm por uma vida mais saudável, para prevenir doenças ou em busca de qualidade de vida e por amor à prática esportiva.  Entre os atletas amadores, sempre há os que participam da prova pela primeira vez. Para eles, é indicado realizar consulta médica para um check up do corpo antes de começar os treinamentos. O profissional da saúde avalia as condições da pessoa e a orienta sobre a intensidade dos exercícios físicos.

Sempre que for possível, é importante procurar um profissional de educação física, principalmente se o corredor estiver saindo da vida sedentária. O educador elabora os melhores treinamentos, o tempo de duração, o intervalo entre um exercício e outro, bem como indica os alongamentos necessários antes dos exercícios.

O personal trainer Rômulo César ressalta que a pessoa não pode “cometer loucuras” no início do treinamento, como querer correr diariamente uma quilometragem diferente. A sugestão é começar alternando caminhada com corrida, três vezes por semana, e então apressar o passo aos poucos.

A pessoa não deve se preocupar apenas com a corrida. Nos dias em que não estiver em treino, deve fazer um fortalecimento muscular na academia, se possível”, frisa Rômulo. “Minha dica: no começo, corra um minuto e ande dois minutos, até se sentir confortável para correr continuamente, sem parar. Isso varia de acordo com o condicionamento físico, e em questão de semanas o corredor já consegue ver diferenças”, aponta.

Tênis certo e alimentação adequada

Para a boa prática da corrida, a escolha do tênis adequado é fundamental. Existem modelos ideais para corridas, com amortecimento e absorção de impacto na pisada. E o mais importante é sentir-se confortável na hora de correr. Também essencial é o acompanhamento de nutricionista, para indicar a alimentação adequada durante treinamentos e corridas, pois isso faz toda a diferença.

Portanto se você nunca correu antes e planeja “desenferrujar” neste ano, na 13ª Meia Maratona das Cataratas, pode começar a se preparar desde já. O ideal para corridas de 8 km é iniciar os treinamentos com até três meses de antecedência. Como a prova será em junho, o corredor está dentro do prazo recomendado.

Meia das Cataratas

A 13ª edição da Meia Maratona das Cataratas é promovida pelo Grupo Cataratas e Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio), tem patrocínio da Nissei (celulares e eletrônicos) e promoção da RPC Foz do Iguaçu. A prova integra a programação oficial da unidade de conservação à Semana Mundial do Meio Ambiente.

As inscrições para a Meia Maratona das Cataratas, prova de 21 km, e para o Desafio de 8 km das Cataratas devem ser realizadas no site oficial da corrida (www.meiamaratonadascataratas.com.br). As vagas são limitadas para quatro mil corredores. O período de inscrição será encerrado em 7 de maio ou quando o número limite de vagas para participantes for atingido.

13ª Meia Maratona das Cataratas

Data: 7 de junho de 2020 (domingo)
Local: Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu
Inscrições e informações: www.meiamaratonadascataratas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *