Blog do Enio

Review de tênis

Depois de três dias correndo, hoje foi dia de descanso. Como não tem treino para comentar, vou falar de outra coisa. Vocês também acham review de tênis de corrida uma das coisas mais inúteis que existem? Funciona assim. As marcas distribuem seus tênis e lançamentos para pessoas, canais e corredores que eles acham que tem alguma influência e alcance sobre o público-alvo. Quem recebe se sente meio na obrigação de dizer o que achou do tênis. É bem difícil alguém falar que o tênis realmente é ruim ou que não gostou, mas acontece de vez em quando.

E aí entramos em um outro ponto. De nada adianta um review feito por quem quer que seja porque essa avaliação é pessoal. Tudo que o avaliador disser vai ser no ponto de vista dele. Nada daquilo que ele falar pode se refletir para você. Às vezes, o corredor pode ser influenciado e comprar um tênis que vai ser uma porcaria para ele ou não vai comprar algo que poderia ser o tênis da sua vida. As pessoas pedem e perguntam (não para nós, obviamente) se vai ser feito review daquele tênis, último lançamento, mas é muito pessoal.

Eu nunca poderia avaliar um Nimbus, por exemplo, e dizer que ele é bom. Eu não gosto, acho pesado, caro e não faz sentido para mim alguém usar aquilo. Em geral, quem recebe os tênis são os possíveis influenciadores da corrida e eles não podem falar muito mal do tênis porque talvez não recebam mais tênis das marcas. Já temos aí dois motivos para não levar em conta review de tênis de corrida. Primeiro, a opinião é pessoal e pode não servir para você. Segundo, a opinião pode ser mais parcial do que você imagina.

Até o tal do unboxing acho meio sem sentido, mas as pessoas gostam. Faça no seu canal do YouTube ou blog unboxing de qualquer coisa e você terá acessos. Aí você vai dizer: AH, MAS ISSO EU JÁ VI NO POR FALAR EM CORRIDA. Sim! A gente sabe que o pessoal gosta e fizemos alguns. A pergunta é: no que vai mudar a sua vida saber que a versão nova do tênis é em mesh, tecido ou papel? Em nada. Você tem que pegar o tênis, vestir e sentir. Nós aqui nunca recebemos tênis de nenhum lugar. Por enquanto, qualquer review de tênis que eu faça vai ser de tênis que comprei, bem parceladinho, no máximo de vezes possível.

Se um dia fizer, será uma opinião pessoal e bem parcial porque comprei e saiu do meu bolso. Caso um dia a gente ganhe, será parcial também. Se bem que seria bem difícil falar bem de um Nimbus. Às vezes, você pode achar a pessoal legal e confiar nela, no review que ela faz, afinal ela tem compromisso com a audiência e aquelas coisas todas, mas a opinião é dela e só dela, baseado no uso que ela fez. Você pode se basear no review se quiser, a escolha é sua, mas não convém acreditar 100%. Tem também o fato de que nunca sabemos se testaram de fato o tênis ou por quanto tempo. Não duvido que alguns review são apenas leitura dos releases e textos das marcas. Quem recebe muito tênis tem que fazer muitos reviews. Aí mesmo é que eu duvido se o tênis foi testado.

Posso confiar e acreditar muito em quem está fazendo, mas nada daquilo pode servir para mim. Preciso do tênis para colocar e confirmar ou não todas aquelas informações. Acredito que isso não vai mudar, mas é assim que as coisas funcionam. A pessoa recebe algo de uma marca e o mínimo que vai fazer é querer postar nas redes sociais que recebeu algo, agradecendo. Além de educação, é o jeito de mostrar para a marca que você recebeu, gostou de receber e quer continuar recebendo. O passo seguinte é fazer um review e fazer mais propaganda de graça para a marca. E assim vai, um ciclo sem fim. A minha dica é: nunca acredite em review e release de tênis de corrida.

(Visited 185 times, 1 visits today)
Enio Augusto
Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.
https://porfalaremcorrida.com/blogdoenio

2 thoughts on “Review de tênis

  1. Aí o Eduardo Suzuki fica triste e não participa mais do podcast Ênio! Hahahaha, pode até ser meio inútil, mas tênis de corrida é um produto difícil de experimentar todos, por isso que antes de comprar um eu vou ler os reviews sim. Ainda mais se a compra for online e não vou ter a oportunidade de calçar o tênis antes de comprar. Lógico que todos esses fatos que você citou tem que serem levados em consideração, mas mesmo assim acho que os reviews bem feitos, como os do Japa, são de grande ajuda.
    Abraço!

    1. Não é nada contra nosso ilustre amigo haha.
      É que é tudo de forma pessoal (na melhor das hipóteses). O melhor review do mundo pode me fazer comprar um tênis que vai ser ruim para mim.
      Unboxing é um pouco menos inútil que review, mas pouca coisa haha.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *