Blog do Mauricio Olá, amigos!

Responsabilidade

responsabilidadeResponsabilidade – substantivo feminino

  • obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros.
  • caráter ou estado do que é responsável.

No PFC News 74, noticiamos um atropelamento ocorrido durante uma prova de rua na cidade de Curitiba. Não presenciei o fato em si, apenas colhi as informações, mas durante todo o percurso pude perceber uma irritação e descontentamento por parte dos motoristas que estavam presos no trânsito. Percebi também que em muitos pontos estavam fazendo o bloqueio apenas staffs que não impõe autoridade alguma perante algumas situações, principalmente nesta onde via-se o descontentamento.

Felizmente, a corredora não sofreu maiores danos, apenas escoriações, que poderiam ter sido evitadas. E é aí que lançamos os seguintes questionamentos:

1 – De quem é a responsabilidade da segurança dos atletas inscritos?

2 – De quem é a responsabilidade de aviso a comunidade, do fechamento das vias publicas?

3 – De quem é a responsabilidade de orientação aos motoristas de rotas e caminhos alternativos?

4 – Qual é o efetivo de fiscais de transito para uma prova deste porte?

5 – Houve a devida autuação do infrator?

Será necessário que essa situação volte a ocorrer para que seja tomada algum tipo de atitude?

Estamos falando de um fato ocorrido durante uma prova oficial realizada na cidade de Curitiba e não de um simples caso isolado em uma rua qualquer durante o treino de um atleta. Ficam as questões e o aguardo nas respostas.

(Visited 52 times, 1 visits today)
Mauricio Geronasso
Pai, marido, maratonista, tentando levar uma vida saudável, mas nos intervalos bebo cerveja.
https://porfalaremcorrida.com/category/blogs/blog-do-mauricio/

3 thoughts on “Responsabilidade”

  1. Um bom advogado pode responder a essas perguntas. O mais importante e’ o respeito ao ser humano. Na USP em SP, ha varios atropelamentos. As pessoas sempre falam “Esses corredores que correm no meio da rua”. Agora eu sei que o asfalto ‘e melhor que a calcada pra correr, mas muita gente nao sabe, mas e o respeito ao ser humano? So porque a pessoa esta de carro agora vai tentar “matar” outra? mesmo que ela esteja no meio da rua? Juro que eu nao consigo entender. De manha, indo pro trabalho, sempre encontro a mesma mulher correndo na rua, sendo que tem uma calcada super larga. So por causa disso tenho o “direito” de atropela-la? Nao. Pra mim, a culpa ‘e sempre do motorista. Nao porque sou corredora, mas porque respeito ao ser humano ‘e bom.

    1. As pessoas se esquecem do básico : “no trânsito, somos todos pedestres”.
      Se nos colocássemos no lugar do outro haveriam mais tolerância e respeito.

  2. Acredito que ambos tem sua parcela de culpa, a organização, que não planejou corretamente a logística do negócio, e o motorista que não se colocou no lugar do pedestre (corredor) o qual ocorreu o acidente, que com toda certeza poderia ter sido evitado se ambos tomassem os cuidados adequados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *