Geral

Por que temos vontade de fazer o número 2 quando corremos?

Acontece com os melhores corredores, inclusive com a maratonista Paula Radcliffe. Em 2005, quando venceu a Maratona de Londres, a recordista mundial da maratona feminina teve que parar e fazer o número dois na frente de milhares de pessoas. Depois da prova, disse que as cólicas estavam incomodando-a.

Infelizmente, a experiência que Paula teve não é incomum para corredores, embora, é claro, a maioria de nós faça isso no banheiro. Um estudo mostrou que entre 30% e 83% dos corredores são afetados por problemas gastrointestinais. Um outro estudo com triatletas de longa distância competindo em condições extremas ainda descobriu que 93% deles tiveram pelo menos um sintoma de problema gastrointestinal.

O mais debilitante e irritante nessa questão gastrointestinal? A necessidade súbita e esmagadora para evacuar tudo que está no seu intestino. Em casos de extrema frequência ou desconforto, isso é conhecido como diarreia de corredor. Embora a causa exata não esteja clara, há algumas coisas que fazem as pessoas correrem para o banheiro.

Os fatores mais prováveis que contribuem para isso são os empurrões físicos dos órgãos, diminuição de fluxo sanguíneo para o intestino, alterações na secreção do hormônio intestinal, ansiedade pré-corrida e estresse. O que está claro é que o alimento se move mais rapidamente através do intestino quando estamos correndo.

Enquanto você corre, tudo dentro do seu trato gastrointestinal fica chacoalhando e frouxo. A falta de fluxo sanguíneo no intestino e mudanças dentro do seu corpo forçam tudo para fora. E se estressar com isso não vai ajudar. A boa notícia é que para a maioria das pessoas essas questões são relativamente menores. Ir ao banheiro antes da largada da corrida é completamente normal. Só se torna realmente um problema quando o pit stop acontece durante a sua corrida.

Para evitar essas situações e não fazer igual a Paula Radcliffe, há algumas dicas como ter um pouco de comida ou café para ativar o intestino e ir ao banheiro antes de ir para a corrida. Até mesmo comer ou beber um pouco que seja pode ativar o reflexo gastrocólico, que essencialmente empurra para fora as coisas quando novos alimentos entram.

Um curto aquecimento antes de uma corrida pode ser o suficiente para fazer o intestino trabalhar e ajudar a botar tudo para fora antes do início da corrida, o que é, de longe, a melhor maneira de evitar ter de parar mais tarde. Há uma razão para que as filas de banheiro sejam tão grandes em todas as corridas. Para quem vai apenas correr e não participar de uma prova, recomenda-se escolher uma rota com banheiros para eventuais emergências.

Outra precaução comum que muitos corredores têm é evitar alimentos que passam rapidamente pelo corpo, como suco de maçã e alimentos com alto teor de fibras, que podem causar a necessidade de fazer o número 2 no momento inadequado. Caso o corredor seja particularmente suscetível a problemas, sugere-se também evitar alimentos ricos em gordura, cafeína e álcoois de açúcar.

A maioria das pessoas também evitam alimentos duas horas antes das provas. É importante também se manter hidratado, mas os líquidos quentes são conhecidos por alimentos de velocidade através do trato digestivo. Quase um Usain Bolt. Para algumas pessoas, géis e barrinhas podem causar grandes problemas.

Tudo isso são dicas, mas nada é melhor do que testar em si. Tentativa e erro para ver o que fica melhor para você e para a sua rotina antes de correr. Praticar durante as corridas curtas e longas pode ajudar a encontrar a melhor solução para você e ainda aliviar a ansiedade pré-prova.

Link da matéria em inglês: http://running.competitor.com/2014/03/training/why-do-i-have-to-poop-when-i-run_70934.

(Visited 7.184 times, 22 visits today)
Por Falar em Corrida
Podcast sobre corridas de rua.
https://porfalaremcorrida.com

10 thoughts on “Por que temos vontade de fazer o número 2 quando corremos?”

  1. Meu caso também é psicológico, principalmente pré-corrida. Por necessidade precisei perder qualquer nojinho de banheiro químico…

  2. No meu caso eu já me preparo dias antes pra ir ao banheiro antes de sair de casa.Consigo controlar isso, acho que é um dom!

  3. Meu caso é durante a corrida. Meu intestino é preguiçoso. Daí quando começo a correr…
    Tanto faz nos treinos ou nas provas. Tenho que fazer um pit stop. É chato por demais.

  4. Adorei a matéria, achava que isso é só comigo, estoubtentabdovuma estratégia para amanhã que tenho prova, vou ficar o sábado inteiro só de sopa

  5. Cara, sempre tento fazer antes de sair de casa. Tem uma galera que destrói nos banheiros químicos… kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *