PFC na Balança 08

Olá, amigos. Hoje vamos falar um pouco sobre suplementação. “Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, proporciona nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e etc.

Muitas pessoas em fase de adaptação com treinos e alimentação, sejam para ganho de peso, perda de peso, desempenho, entre outros motivos, tem o costume de se usar por conta. Não tenho dúvidas de que o suplemento campeão é o tão falado e usado Whey Protein. Mas será que você realmente precisa suplementar?

Será que uma alimentação balanceada não vai lhe suprir com os nutrientes e vitaminas necessários? Será que posso realmente pegar aquela dica inocente de um amigo que toma suplemento? Ou do lojista que foi gente boa e me deu um baita desconto naquele suplemento importado?

Acredito que o uso indiscriminado e sem controle neste mercado de suplementos pode causar mais mal do que bem às pessoas que consomem. Isso é bastante preocupante para médicos e nutricionistas, que são os profissionais capacitados para receitar o uso ou não de uma substância. O Brasil hoje possui mais de 2.500 lojas especializadas em suplementos nutricionais. Portanto, é um dos mercados que mais cresce em território nacional.

Hoje em minha dieta e reeducação, tenho indicado e prescrito pela profissional que me acompanha uma suplementação restrita, mas devidamente orientada. O motivo de trazer isso a vocês é que devemos estar atentos a tudo que consumimos, a tudo que ingerimos, pois isso pode trazer sérios problemas à saúde. Trate suplemento como medicamento controlado, ou seja, somente com indicação médica ou nutricional. Boas corridas!

Giovana Leiner:

2 respostas a “PFC na Balança 08”

  1. Olá Maurício,

    Realmente o uso de suplementos alimentares sem o correto acompanhamento de um nutricionista esportivo torna-se um problema, não pelo fato que o Whey protein possa fazer algum mal a uma pessoa saudável, mas para aquelas que tem algum problema renal, no caso do Whey protein, e que talvez não saiba e apontam o suplemento como vilão. Sabemos que a indústria dos suplementos alimentares até um tempo atrás era uma industria farinheira, com poucas empresas sérias que cumpriam oque prometiam em seus rótulos, em suas quantidades de carboidratos e proteínas, mas hoje essa realidade mudou, o empresário Félix Bonfim de Londrina, publica em seu canal no youtube diversos laudos de Whey protein afim de comprovar a promessa dos fabricantes, quanto aos carboidratos e proteínas descrito nos rótulos, auxiliando assim, os consumidores na escolha de seu suplemento.

    1. Olá Rodrigo.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Concordo com sua colocação, inclusive conheço e já tive a oportunidade de conversar com o Félix, bem como conheço o trabalho sério que ele desenvolve.

      Abraço e boas corridas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *