Notícias

Os 10% da Prefeitura de Campinas

Na última segunda-feira, 12 de janeiro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizete, sancionou a lei do vereador Tico Costa (SDD) que obriga o pagamento em dinheiro aos atletas vencedores das corridas de rua da cidade quando a inscrição para o evento estiver condicionada ao pagamento de valores.

Os organizadores terão que separar no mínimo 10% do valor arrecadado com as inscrições para as premiações em dinheiro dos atletas. Ainda, as corridas que tiverem até 1.000 participantes deverão premiar os cinco primeiros do geral e os primeiros colocados nas categorias por faixa etária, masculino e feminino. Em eventos sem cobrança de inscrição ou com arrecadação de alimentos não perecíveis, não há obrigatoriedade de fazer o pagamento.

O vereador Tico Costa tem um blog e postou sobre esta lei no próprio dia 12 de janeiro. O vereador responde, inclusive, a um comentário no blog com a justificativa. Percebi, porém, um erro de quem fez a digitação do texto nessa parte em que o vereador diz que “essa lei vem de encontro ao desejo de maratonistas e corredores que se utilizam das provas para arrecadar um capital mínimo que lhes garanta recursos para as próximas competições”.

A expressão DE ENCONTRO, tem significado de “contra”, “em oposição a”, “para chocar-se com”. Obviamente, quiseram escrever AO ENCONTRO, mas não se deram conta disso. Esse engano à parte, a lei tem causado alguma discussão desde que foi sancionada. Afinal, com a obrigatoriedade de pagar premiação, a tendência é ou as inscrições aumentarem ou as organizadoras buscarem cidades vizinhas para realizar as provas. O custo vai aumentar e é bem provável que quem pague por isso seja o corredor.

Particularmente, pareceu uma medida que só viu um lado e não considerou o todo. O Sérgio Rocha, do Corrida no Ar, fez um vídeo comentando o assunto, e o Ricardo Nishizaki fez um texto com considerações jurídicas sobre a lei. O que você achou dessa lei? Prefeitura deve se preocupar com leis sobre corridas? Será que todas as provas em Campinas serão beneficentes? Será que vai continuar havendo provas em Campinas? Dinheiro atrai pessoas, inclusive as mal intencionadas. Haverá irregularidades por parte desses atletas?

(Visited 23 times, 1 visits today)
Por Falar em Correr
Podcast sobre corridas de rua.
http://porfalaremcorrer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *