Blog do Enio

O treino cedo

Terça e quinta tenho corrido cedo. Acordo às 5 horas, faço as coisas que tem que fazer e vou para a rua. Em geral, os treinos demoram entre 30 e 40 minutos. Se venho de bicicleta para o trabalho, poderia até acordar meia hora mais tarde, já que a fila no trânsito não me afetaria.

O de ontem foi mais um intervalado. Desta vez, tive que anotar na mão para não me perder na sequência. Já decorei coisa mais complicada, mas ontem não estava com vontade. Foram 4 repetições de 15 segundos, mais 5 de 30 segundos, mais 4 de 45 segundos e mais 3 de 1 minuto. Todas no ritmo mais forte que conseguisse.

Obviamente, o ritmo varia de acordo com o momento, mas apenas dois ficaram acima de 4:40 min/km. Os intervalados mais curtos são mais fáceis de manter o ritmo rápido, só que cansam mais. Gosto mais dos intervalados maiores, para tentar o mesmo ritmo que fiz nos curtos.

No treino de ontem, se fizesse os de 45 segundos e de 1 minuto abaixo de 4:30 ficaria bem contente. Corro sem olhar o ritmo, então é tudo surpresa até chegar em casa. Os 4 de 45 segundos ficaram em 4:21, 4:11, 4:07 e 4:08. Os 3 de 1 minuto saíram em 4:28, 4:31 e 4:10.

Fiquei um tanto surpreso com o ritmo dos 45 segundos. Achei que estava mais lento. Os de 1 minuto não esperava que fossem melhores, era mais tempo correndo, mas até que saíram bem. O último é aquele que a gente sempre se esforça mais para tentar ser o melhor do treino. Quase deu. Pelo menos foi o melhor de 1 minuto.

Uma coisa que acontece com esses treinos cedo é que faço bem antes de começar o dia. Depois, tem toda a manhã, tarde e noite para fazer o que precisar. Com isso, acabo tendo a impressão de que corri há muito tempo. Por exemplo, quando for correr na quinta, vai parecer que já estou há uns 2 dias sem treinar e na verdade é um só.

Tenho gostado destes treinos bem cedo na terça e quinta também por isso. Parece que descansei mais tempo. Consegui me adaptar à rotina de correr terça e quinta, acordando cedo. Está funcionando. Agora com a bicicleta talvez consiga acordar até uns minutos mais tarde. Tudo vai se ajeitando e os treinos continuam.

(Visited 30 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *