Blog do Enio

Não tenho tempo

Quantas não foram as vezes que você escutou isso de alguém? Essa é a principal justificativa para não correr, não treinar ou não fazer qualquer atividade física. Eu gosto de correr. É a única coisa que o pessoal chama de atividade física que realmente gosto e sinto falta. O resto faço meio sem vontade. Quando faço. O mais comum é não fazer.

Voltando ao tempo que não se tem: é muito estranho pensar que alguém não tem 30 minutos para fazer qualquer coisa parecida com se mexer. O dia tem 24 horas. Só precisa de 2% do dia para se mexer. Ou seja, sobram 98% para continuar a vida sedentária. O que me leva a crer que mais do que não ter tempo, o que falta mesmo para as pessoas é vontade ou querer. É aquilo ser prioridade.

Não precisa ser prioridade máxima, mas colocar no dia tal como um remédio ou uma outra necessidade. Tem que fazer parte da rotina e o que mais vejo é que quem não quer sempre vai ter uma desculpa. Quem quer, dá um jeito. Claro que há toda uma vida e a correria do dia a dia, mas sempre se dá um jeito se quiser. Pode acontecer, mas duvido que durante uma semana não sobre um ou dois dias para 30 minutos de exercício.

No meu caso, posso dizer que tenho o privilégio de ter até bastante tempo livre atualmente. Mesmo assim, vez ou outra arranjo uma desculpa para não correr. Às vezes, é justificado: descanso depois de dias correndo. Na maioria das vezes, porém, é pura preguiça. Tem sido dias de luta contra ela. Prefiro correr de manhã, mas de manhã tem que acordar muito cedo. Não estou com essa vontade toda. Sobrou para o fim do dia para fugir do calor.

Correr nesse horário, quase à noite, não me agrada em nada, mas é quando estou conseguindo ir. É uma luta todos os dias entre o HOJE NÃO PRECISA e o VAI E PARA DE INVENTAR DESCULPA, Ô MERDA! Assim, corri dois dias seguidos, terça e quarta, e quero ver se consigo correr hoje também. Tempo eu tenho. Inclusive, durante a tarde, tenho dormido entre 30 minutos e 3 horas. Essa desculpa não funciona para mim. Normalmente, é só preguiça mesmo.

(Visited 40 times, 1 visits today)
Enio Augusto
Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.
https://porfalaremcorrida.com/blogdoenio

2 thoughts on “Não tenho tempo

  1. 30 minutos? nanananao. 1 hora e meia no minimo. 15-20 minutos pra pegar tudo que precisa – roupa, top, short, elastico pro cabelo, garrafa de agua, meia adequada, camiseta , outra muda de camiseta pra trocar no final, toalha limpa pro banco do carro, que tenis escolher… garmin – ta carregado? hmmm depois disso, se vc mora num lugar movimentado e perigoso, pegar o carro e ir pra algum lugar, pra ter um bom treino.
    Tenho amigas que acordam as 5 da manha 3 vezes por semana. Tem filhos, marido, cachorro, trabalho, pra botar o treino em dia. Eu nao consigo, tenho preguica.
    Realmente tempo nao ‘e desculpa, mas tem diferenca entre cansaco e preguica. Cansaco ‘e quando vc trabalhou muito, esta esgotado, mas preguica ‘e quando vc ta afim de ficar em casa assistindo TV ou na internet.
    Mas nunca, nunca consegui treinar em menos de 1 hora (somando o inicio da preparacao ate o fim)

    1. Boa reflexão!!!
      No entanto, você complicou muito os 30 minutos de atividades físicas hahaha. Tem que simplificar para enganar as pessoas. Aí elas vão.
      Fiquei pensando aqui. Para preparar e fazer tudo levo no máximo 10 minutos, incluindo esperar o sinal do GPS se achar, que às vezes é a parte mais demorada.
      Mas para mim é mais simples. Coloco a roupa (a mais fácil de pegar no armário), tênis e saio para correr. Sem carro, sem toalha, sem nada disso.
      Por outro lado, se a pessoa só tem 30 minutos e ainda tem essa preparação toda, um HIIT bem feito em 10 minutos vale por alguns bons quilômetros haha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *