Geral

Memória muscular

memoria muscularDizem que o corpo tem memória muscular. Quando você para por um tempo, a tendência é voltar e não ter a mesma dificuldade que teve quando iniciou do zero. Sim, as dificuldades vão existir e isso é inevitável. Nós corremos e sabemos que duas semanas sem correr já faz nos sentir como se nunca tivéssemos corrido antes.

A impressão é essa. Realmente acontece, mas depois de alguns treinos parece que já voltamos quase ao normal, lembrando como era até aqueles dias atrás quando os treinos e corridas eram frequentes. Além da memória muscular, acredito ser importante também a memória mental. Você sabe que já fez tal ritmo em um determinado momento da sua vida.

Quando você nunca correu antes, é difícil saber se 5 min/km é muito rápido ou está longe do seu limite. Depois que temos alguns anos de experiência, fica mais fácil se acertar no retorno. Eu, por exemplo, sei que já corri meias a 1h41 e 1h38 e 10 km em 45 ou 46 minutos. Quando voltei aos treinos, sabia qual era o meu ritmo e qual poderia ser nesse recomeço.

No treino de ontem, ainda corri no ritmo do medo. Cada passo vem com a expectativa de doer ou não. Ainda não doeu, mas continuo sentindo que o pé esquerdo não está igual ao direito. Não sei bem o que é, se é psicológico ou se realmente tem uma pontadinha ali. Foram 4 km em ritmo devagar e no último tentei acelerar. Reservo sempre o último quilômetro para estes testes.

Como vem acontecendo, corri mais rápido e não senti dor. Foi 1 km a 5:33, meio progressivo. Faltou fôlego. Ainda falta e vai faltar, mas os pontos positivos foram: sem dor e as pernas e panturrilhas sofreram bem menos. Foi a primeira vez desde que voltei aos treinos na metade de maio. Outra coisa boa foi que a dor muscular na perna diminuiu e praticamente foi embora.

Ela estava presente desde o primeiro treino deste retorno que corri mais de 30 minutos contínuo. Estava me acompanhando há dias, mas notei que estava diminuindo. Ontem foi o dia que não se manifestou e deixou meu treino menos preso. Amanhã vai ter mais um treino e, dependendo da situação do corpo, quero tentar fazer pelo menos quarenta minutos.

(Visited 182 times, 1 visits today)

3 thoughts on “Memória muscular

    1. Talvez até esteja, mas o longo vai ser só na Meia de Floripa mesmo. Estou fracionando o treino. Não sei nem se vou correr mais de 10 km até lá.
      O bom é que já sei como é correr uma meia. Só vai faltar estar bem fisicamente.
      A única possibilidade de não correr na meia é a dor voltar (ainda não apareceu e espero que não apareça). 😀
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *