Relatos de Corridas

Meia Maratona de Pinhais – 11/07/2015

Meia Maratona de Pinhais Subway 2015
11/07/2015
Pinhais – PR – Brasil
21 km – individual e revezamento duplas e trios

Resultados

Valor da Inscrição
R$ 20,00

Retirada do kit
A entrega do kit aconteceu nos dias 9 e 10 de julho na loja Território do Shopping Crystal em Curitiba. Para quem era de fora da cidade, a retirada podia ser feita no dia da prova, das 9 às 16 horas.

Kit
No nosso kit, veio o número de peito, chip, camiseta de manga comprida, bandana e uma barra de cereal. O tecido da camiseta variava de acordo com a sorte do corredor. A nossa foi de poliamida. Amigos nossos receberam camisetas com tecido muito ruim. Talvez tenham faltado sacolas, mas o nosso kit veio dentro de uma sacola da Subway e não dentro da sacola personalizada da prova.

Largada
A largada aconteceu no Autódromo Internacional de Curitiba, que fica em Pinhais. Todas as modalidades largaram juntas. O regulamento estabelecia os horários das largadas, mas colocou uma observação de que poderia variar entre 5 e 10 minutos, a mais ou a menos. Estilo pesquisa eleitoral. A largada da elite e do geral, que deveria acontecer separada, foi no mesmo horário, às 20h10. No regulamento, o horário da largada geral era 20h20. Adiantou dez minutos, pegou os atletas de surpresa, mas ficou de acordo com o regulamento.

Percurso
Percurso pela cidade de Pinhais depois de sair do autódromo. A corrida era noturna, de fato. Autódromo sem iluminação alguma e as ruas com pouca luz também. Em partes do percurso havia lombadas e nem sempre dava para ver. Era o caso de só sentir. Soubemos de vários atletas que tropeçaram, com alguns caindo, mais de uma vez, inclusive. Apesar das dificuldades, percurso bem plano. Estar tão escuro e com visibilidade baixa fez alguns atletas diminuírem o ritmo. Se a prova fosse pela manhã, talvez os corredores teriam tempos ainda melhores. Os 3,5 km iniciais e finais foram percorrendo o autódromo na escuridão total. Só havia iluminação na reta de chegada e nem era lá essas coisas.

Hidratação
Postos de hidratação suficientes. Porém, não eram em todos que havia staffs para entregar a água. Em muitos, o corredor deveria pegar por conta própria. Em alguns casos, os corredores tinham até que se abaixar. A água não estava disposta em mesas ou naquelas bacias grandes. Estava em engradados. Nada muito fácil para os atletas.

Distância
Distância correta. No GPS da maioria dos corredores, deu um pouco a mais do que geralmente marca em meias. Acreditamos que seja muito por causa das curvas do autódromo.

Pós-prova
Depois de cruzar a linha de chegada, os atletas enfrentaram filas para retirar medalhas, frutas e hidratação. Era apenas uma barraquinha bem inha. Não foi muito agradável ficar parado no frio até chegar nos staffs. Quando chegamos, havia mal e mal bergamotas. Hidratação tinha bastante, tanto água quanto isotônico.

Medalha
Medalha simples. Foi difícil tirar uma foto em que desse para ler com clareza o nome da prova. A fita não era personalizada. Em compensação, havia o nome da prova e no verso da medalha tinha a data da prova.

Concluintes
Total: 1.935
21 km: 1. 019 (53%) – 813 homens (80%) – 206 mulheres (20%)
21 km duplas: 298 (15%) – 149 duplas – 45 masculinas – 40 femininas – 64 mistas
21 km trios: 618 (32%) – 206 trios – 68 masculinos – 57 femininos – 81 mistos

Comentários finais
Meia maratona que faz parte do Circuito Paranaense de Meias Maratonas, da Nosso Time Projetos Esportivos. Com largada às 20h, foi uma prova muito noturna. O autódromo era totalmente escuro. Os corredores não viam nada além de vultos. Saindo pelas ruas da cidade não melhorou muito, embora houvesse iluminação. Várias pessoas saíram às ruas para apoiar os corredores. Inclusive, em mais de um ponto havia crianças que incentivavam e cumprimentavam os corredores. Foi uma das partes mais legais da prova.

Tivemos algumas dificuldades em retirar nosso kit. Foi dito que estaria separado, mas descobrimos na hora que nada estava separado. Se a prova fosse realizada de manhã, provavelmente grande parte dos problemas encontrados no percurso amenizaria. Correr mais de 7 km no autódromo, sem iluminação alguma, deixou vários atletas receosos. Muitos, diminuíram o ritmo. A fila na chegada também foi um ponto negativo. Os corredores chegaram depois das 21 horas e estava frio. Não tanto quanto a previsão disse. Por sorte, não choveu. Se a corrida fosse com chuva, haveria mais alguns problemas e obstáculos.

O resultado também demorou para sair e atrasou a premiação. O locutor do evento mais fazia piadinhas e brincadeiras do que anunciava os resultados. Além disso, não dava muitas explicações da demora. Mesmo sendo uma prova com chip, tivemos uma demora além do normal. Por conta disso, muitos atletas chamados ao pódio nem estavam mais lá para receber o troféu. Fato este que atrasava ainda mais a entrega já que o locutor esperava demais em vez de agilizar o processo.

*Participou da prova? Concordou com a análise? Discordou? Quer acrescentar alguma coisa? Entre em contato ou deixe sua opinião nos comentários.

portal
Portal Corrida Kids
percurso
Percurso

Onde encontrar o Por Falar em Corrida:

Escute o Por Falar em Corrida:

(Visited 81 times, 1 visits today)
Por Falar em Correr
Podcast sobre corridas de rua.
http://porfalaremcorrer.com

4 thoughts on “Meia Maratona de Pinhais – 11/07/2015

  1. Eu nao participei, mas uma prova que custa 20 reais, com certeza se eu estivesse ai participaria. Acho muito legal isso. Quanto ao escuro, a noite eu corro com uma lanterna na cabeca: http://mundocrux.com.br/terra/review-lanterna-12-leds-ultra-pro-guepardo/ Eu sei que ‘e chato, mas e’ bom ate pra gente (mesmo com iluminacao, prova noturna sempre ‘e escura 🙁 ).
    Gostei do review, vou correr uma prova 10k domingo, vou reparar nesses pontos que quase nunca reparo!!! Abs

    1. Ela foi barata, mas foi quase um barato que saiu caro. Poderia ser melhor em vários pontos. No entanto, a ideia da lanterna é uma boa. Só que naquela escuridão do autódromo, talvez não ajudasse tanto.
      Se você quiser, repare nos pontos para fazer uma análise para o nosso Guia de Corridas. Aí, fazemos um post no site, com os devidos créditos.
      o/

  2. Discordo com essa análise. Realmente estava escuro mas em uma prova que custa 20,00 e onde você percorre 21 km é quase impossível manter a iluminação adequada na maior parte do percurso por isso a pessoa que vai correr uma prova dessas deve ir preparada, no caso uma lanterna ajuda bastante ou então encontra alguém com um pace parecido e acompanha. Acredito que para você manter um autódromo iluminado tem um custo muito alto e com o preço da inscrição no valor que foi, mesmo com um suporte dos patrocinadores, ficaria inviável.
    Gostaria de comentar 2 coisas que poderiam ser melhoradas na prova, o Funil de largada onde tínhamos que subir aquele muro e a chegada com aquela fila gigantesca onde passei pelo marcador de tempo 2x e tive meu 2º tempo registrado. Exceto isso o incomodo dos indivíduos embriagados que estavam na rua também foi um ponto negativo. O restante, incluindo estacionamento sem pagar nada, foi muito bem Organizado com um percurso super tranquilo e pontos de hidratação suficientes para uma meia.

    1. A reclamação da falta absoluta de iluminação foi a que mais ouvimos dos corredores. Talvez tenha um custo muito alto mesmo manter as luzes acesas. Neste caso, talvez fosse melhor não fazer uma prova noturna.
      Esperamos que as análises e comentários ajudem os organizadores no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *