PFC

Meia Maratona de Curitiba – 16/08/2015

Meia Maratona de Curitiba Subway 2015
16/08/2015
Curitiba – PR – Brasil
21 km – individual e revezamento duplas e trios

Resultados

Valor da Inscrição
R$ 110,00 – com kit
R$ 79,00 – sem kit

Retirada do kit
A retirada do kit ocorreu sexta-feira e sábado durante todo o dia na Loja Território, localizada no Shopping Crystal de Curitiba. Um dia antes da retirada do kit, foi informado através de e-mail que as camisetas não seriam entregues junto com o kit. Seriam entregues no dia da prova das 5 às 11 horas. Chegamos para retirar a camiseta por volta de 6h15 já havia acabado. Foi prometido o envio via correio.

Kit
Kit era composto de número de peito, chip descartável, camiseta, squezee, viseira e brindes dos patrocinadores. Havia a opção sem kit, composto apenas de chip e número de peito.

Largada
A largada aconteceu ao lado do Museu Oscar Niemeyer, o famoso Museu do Olho. Esse atraso poderia acontecer de acordo com o regulamento da prova, que dizia que “os horários citados acima, poderão variar entre 5 e 10min a mais ou a menos”.

Percurso
O percurso é excelente, um dos melhores, se não for o melhor, da cidade. Prova bem característica de Curitiba. Altimetria bem variada que possibilitava aos atletas bom equilíbrio e controle da corrida.

Hidratação
Falha grave da organização. Nos primeiros postos não houve problema na retirada de água. Pelo menos não no momento que passamos. Consideramos falha grave o fato de ter faltado água no posto que era para estar montado no km 17, ou seja, o último posto era no km 14 onde havia água gelada, mas os staffs estavam lutando para encher os copinhos de plásticos com o isotônico. Por volta do km 15,5 chegou um caminhão e iria ser montado um posto de hidratação. Os atletas que estavam correndo para fechar a prova por volta de 2 horas ficaram sem esse posto. Vale ressaltar que o dia estava quente e seco, o que foi mais um fator que possibilitaria até o mal súbito de algum atleta.

Distância
Não houve problemas na distância.

Pós-prova
Outro problema foi a chegada. Apesar de não haver tumulto e aglomeração e ter sido fácil a dispersão, os atletas tiveram que dar uma boa caminhada pelo saguão do museu, fato que não ocorria em outras edições. Os corredores tinham à disposição água e isotônico sem gelo e bananas, além da tradicional medalha. Houve relatos de atletas que tiveram que aguardar em torno de dez minutos para que houvesse a reposição das medalhas.

Medalha
Medalha simples, para não dizer feia. Sem diferença entre os participantes. Foi a mesma medalha para quem fez os 21 km individual, em dupla ou em trio. Com o nome e data da prova.

Concluintes
Total: 1.975
21 km: 1. 514 (77%) – 1.122 homens (74%) – 392 mulheres (26%)
21 km duplas: 188 (9%) – 94 duplas – 33 masculinas – 29 femininas – 32 mistas
21 km trios: 273 (14%) – 91 trios – 31 masculinos – 30 femininos – 30 mistos

Comentários finais
Uma das melhores provas da cidade, que poderia ter um grau de importância alto e até ser referência na distância. No entanto, há alguns anos vem sofrendo com a falta de comprometimento, organização e competência na organização. Falhas graves que jamais poderiam ocorrer em um evento do porte de uma meia maratona, por tudo que se envolve na preparação dos atletas e o valor pago pela inscrição. Os fatos relatados foram motivo de movimento entre os atletas de Curitiba, que vão desde abaixo-assinado até reclamações em órgãos de defesa do consumidor e ações judiciais. Temos acompanhado atentamente esses fatos. É uma prova bem puxada e desafiadora. Serve para realmente verificar se o treinamento tem sido bom. Talvez, se voltarem a acreditar no potencial desta prova e a tratar bem os atletas da corrida de rua, a Meia Maratona de Curitiba possa a voltar ser uma das melhores do Brasil.

*Participou da prova? Concordou com a análise? Discordou? Quer acrescentar alguma coisa? Entre em contato ou deixe sua opinião nos comentários.

Onde encontrar o Por Falar em Corrida:

Escute o Por Falar em Corrida:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *