Geral Vídeos

Matéria sobre Gabriela Andersen

Na edição 81 do podcast, sobre a história da maratona, relembramos alguns momentos da maratona. Um desses momentos, foi a chegada um tanto torta da maratonista suíça Gabriela Andersen nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984. Sobre isso, o Esporte Espetacular fez uma matéria bem legal em 2003 com a atleta.

Gabriela Andersen completou a maratona olímpica em 37º lugar, com o tempo de 2:48:42, quase 20 minutos atrás da vencedora da prova, que a maioria não sabe quem foi. No caso, essa campeão olímpica desconhecida é a americana Joan Benoit, que terminou a prova em 2:24:52.

Algumas curiosidades e informações adicionais sobre essa primeira maratona olímpica feminina da história. Participaram da prova 50 atletas de 28 países diferentes. 44 atletas completaram, sendo que a última foi a brasileira Eleonora Mendonça, com o tempo de 2:52:19. Obviamente, o tempo de Joan Benoit foi recorde olímpico, mas este recorde só foi batido 16 anos depois nos Jogos de Sydney, na Austrália, em 2000.

A maratona de 1984 ainda contou com a norueguesa Grete Waitz em segundo e a portuguesa Rosa Mota em terceiro, ambas bem conhecidas. Waitz foi uma maratonista multicampeã, vencendo a Maratona de Nova York 8 vezes. Falamos deles na edição 69 e em um post com a chegada dela e de Fred Lebow em Nova York 1992. Rosa Mota foi campeã olímpica da maratona em Seul 1988 e é grande conhecida dos brasileiros por ter vencido a São Silvestre 6 vezes seguidas, de 1981 a 1986, sendo a maior vencedora da prova.

(Visited 229 times, 1 visits today)
Por Falar em Correr
Podcast sobre corridas de rua.
http://porfalaremcorrer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *