A maratona que não vou

maratonaEste ano, mesmo que estivesse bem e em forma, correndo frequentemente, a maratona não estava nos planos. Ainda quero melhorar e ser constante na meia para tentar uma maratona legal. O objetivo de vida na maratona, o sonho, é sub 3h30 e atualmente isso não é nem perto de possível. Quero fazer ainda alguns sub 1h45 ou 1h40 na meia para começar a pensar de novo em correr os 42.195 metros.

O que não significa que se eu ganhasse ou conseguisse inscrição em uma dessas grandes maratonas iria ignorar. Talvez fosse até a chave e o incentivo para treinar e tentar alguma coisa. Fazer maratona só por fazer, para dizer que completei, não é o que me atrai. Se eu for, preciso de um objetivo de tempo. O mínimo é sub 4h e só de pensar no treinamento dá preguiça. Percebe-se, pois, que a maratona não parece nada provável.

Dito isso, sabem o que aconteceu? Participei de uma promoção da revista Contra-Relógio e ganhei uma inscrição para a Maratona do Rio de Janeiro, que acontece no próximo dia 29 de maio. Foi a primeira maratona que fiz fora de Santa Catarina, a segunda da vida, lá em 2012. Tenho planos de voltar e correr melhor algum dia em terras cariocas, mas não esperava que a oportunidade viesse de repente e muito tempo depois das inscrições acabarem.

Quando as inscrições abriram no começo do ano, pensei em me inscrever para a maratona ou talvez a meia, mas as dúvidas do joelho me fizeram adiar. Nesse adiamento, acabaram as inscrições. Decidiram por mim que eu não iria. Tudo bem. Aí, apareceu essa promoção, participei e ganhei a inscrição. Aliás, eu e o Eduardo Hanada ganhamos. Pena que foi tão em cima que nenhum dos dois vai poder ir.

No meu caso, além de estar sem treino adequado nem para 21 km, tem outro motivo, relacionado com o post de ontem: bem no dia 29 de maio tem o concurso mais importante do ano, para o qual venho estudando (ou tentando) desde janeiro. Logo, mesmo que estivesse com os treinos em dia, não ia ser dessa vez que iria para a voltar ao Rio de Janeiro. Quando vou ganhar outra promoção dessa? Difícil dizer, mas parece ser muito improvável.

Para vocês verem que até quando tenho sorte tenho azar. Tem um feriadão antes da prova e poderia ir para o Rio já na quarta-feira. Mesmo que não corresse a maratona, poderia, sei lá, fazer metade, ou passear na cidade. Enfim, um monte de coisa que não vai acontecer. A Maratona do Rio de Janeiro é a maratona que não vou correr este ano. Pelo menos, o kit eu garanti. Estou inscrito. Correr, no entanto, fica para uma outra oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *