Geral

Madrugada de correr

O inverno não foi dos mais frios. A primavera está chegando e o calor só vai aumentar. Fiz o treino de segunda começando às 13h38 e estava muito quente. Muito sol, abafado, difícil de correr. Ainda assim, o ritmo encaixou de uma forma muito boa, embora aquelas não fossem as condições ideias para correr. Foi sofrido e depois dá muita preguiça no resto da tarde.

Pensando nisso e no verão que se aproxima, experimentei na terça-feira um novo horário. Como não gosto de correr depois de comer, principalmente depois do almoço, e correr à tarde na Beira Mar é quase certeza de correr com vento, arrisquei correr às 5h. Geralmente, durmo cedo, antes das 22h, então o sono não seria um problema tão grande.

Se acordo todo dia às 5h45 para ir ao trabalho, o que custa acordar 4h30 para fazer o treino do dia, né? Nessa 1h15 aí tenho tempo para fazer o treino e também para voltar para casa, além de ter uns minutinhos para o sinal do GPS se localizar. A princípio, esses testes de correr de madrugada iriam se aplicar aos treinos intervalados de terça e quinta.

Na segunda e quarta ainda estou decidindo o que fazer nas rodagens. Às 13h30 pode ficar complicado se o calor chegar a níveis insuportáveis, como parece que vai chegar. Até por isso, ontem fiz um teste e a rodagem de 1 hora saiu de madrugada também. Isso pode evitar um outro problema que seria ter menos tempo de recuperação entre as rodagens e os intervalados. Em compensação, dos intervalados para as rodagens haveria mais tempo.

Ainda preciso ver se é melhor ter mais tempo para descansar depois do intervalado ou depois da rodagem. Talvez o ideal seja fazer tudo no mesmo horário, mas vamos com calma porque acordar de segunda a quinta às 4h30 ainda é algo a se acostumar e a se disciplinar. Terça e quarta deu certo. O treino rendeu legal e tive o resto do dia livre. Logo após os treinos, fiquei mais animado, mas lá pelas 16h deu sono e vontade de dormir. Depois, passou e aguentei bem até à noite. Talvez seja questão de acostumar. Ou talvez uma dormida rápida à tarde resolva. Vamos testar.

O problema maior, por certo, é acordar às 4h30. No inverno, é muito complicado. Até por isso optei pelos treinos às 13h30. Daqui para frente, com o dia clareando cada vez mais cedo, pode ser uma boa alternativa. No teste de terça, enrolei um pouco na cama e mais um tanto no banheiro e o treino começou só às 5h10. Mesmo assim, não me atrasei para o trabalho. Ou seja, deu tempo. Isso é bom. Meus planos são de começar os treinos às 5h. Na quarta funcionou melhor. Mais tentativas virão. Que o sono e a preguiça não vençam a disciplina nessa batalha.

(Visited 477 times, 1 visits today)
Enio Augusto
Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.
http://porfalaremcorrida.com/blogdoenio

2 thoughts on “Madrugada de correr

  1. Tô contigo nessa tentativa. Sempre preferi correr às 05h30 da manhã. Tem períodos que consigo, tem períodos (como agora) que simplesmente não consigo acordar. Não sei se o corpo reage ao cansaço ou algum tipo de auto-sabotagem me acomete. Só sei que simplesmente não consigo manter uma regularidade nos treinos quase de madrugada.

    Mas continuo tentando.

    1. Bom, dormir e ficar na cama é muito melhor haha. Faz todo sentido essa sabotagem. O problema para mim nem é tanto o acordar, mas dormir no horário certo. Poucas horas de sono estragam o resto do dia.
      Só faço isso às 4h30 porque tenho que estar no trabalho às 7h. Nos dias que não tenho horário, aí acordo mais tarde, tipo 7h ou um pouco antes.
      E a outra coisa é que gosto de ter o resto do dia livre, sem aquela preocupação de ter que correr mais tarde. Parece que fica tudo meio engessado. Além de correr antes de comer, antes da principal refeição do dia, que no meu caso é o almoço. Aí tem que ser cedo. Às 13h30 não vai dar no verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *