Notícias

Homem de 54 anos vence maratona

A Runner’s World trouxe uma notícia bem interessante sobre a vitória de Doug Fernandez na Maratona de Harrisburg, Pensilvânia, no último dia 09 de novembro. O detalhe é que Doug tem 54 anos e esta foi a primeira maratona que ele ganhou na vida. Dizem que as coisas boas vem para quem espera e na 17ª maratona, Doug foi o primeiro a passar pela faixa na chegada com o tempo de 02:40:23 (ritmo de 3:48 min/km). Doug superou Juan Martinez, de 36 anos, nos quilômetros finais.

Doug acredita que a idade é mais mental do que física e exageram sobre isso. Doug disse que “esse é o problema quando você é velho, as pessoas focam mais na sua idade do que nas suas realizações”. Quando Doug corre, ele nunca tenta vencer os corredores da sua faixa etária, mas sim vencer todos. Nas palavras dele, “eu sou um jovem de 25 anos”.

Doug geralmente corre as maratonas maiores e o que ele consegue é vencer na faixa etária. Ele sabe que não vai vencer os quenianos. Entretanto, Doug pesquisou os tempos vencedores anteriores da Maratona de Harrisburg e sabia que tinha condições de vencer. Percebeu que correndo em 2h40′, se não vencesse, estaria pelo menos entre os 5 melhores.

Nas maiores maratonas, Doug tem obtido bons resultados na faixa etária. Foi segundo na categoria 50-54 anos na Maratona de Boston 2014 por dois segundos, terminando a prova em 02:34:43, seu recorde pessoal depois dos 45 anos. Ele estava perto do outro atleta da faixa etária no fim, mas não sabia que estava tão perto. Acha que se soubesse, teria passado.

Seis semanas antes de vencer em Harrisburg, Doug venceu na faixa etária na Maratona de Berlim com o tempo de 02:37:04. Em 2015, Doug espera venceu na sua faixa etária na Maratona de Boston, Maratona de Berlim e Maratona de Nova York, ainda que Berlim e Nova York estejam separadas por cinco semanas. Ele correu quatro maratonas em 2014. E em 2015 estará em uma nova categoria, 55-59 anos, o que Doug diz ter uma diferença significativa.

Doug Fernandez nasceu na Venezuela e veio para os Estados Unidos estudar na Universidade do Colorado. Ele correu em pistas lá e diz que correu seu melhor tempo nos 800 metros em 1:49 (o recorde mundial é 1:40). Depois, entrou para o exército e parou de correr. Aos 45 anos, depois de 20 anos parado e pesando 111 kg, voltou a correr com a esperança de perder o peso.

Ele começou devagar, mas correndo mais quilômetros e perdendo peso, sua competitividade voltou. Em 2007, com 47 anos, ele correu uma maratona em 03:08:43 e continuou melhorando desde então. Atualmente, Doug pesa 81 kg e corre em torno de 160 km por semana no auge da preparação. Ele treina por conta própria e faz seus próprios treinos. Durante o dia, trabalha em pesquisa e desenvolvimento para a Philip Morris.

Doug diz que “a chave é não colocar barreiras de idade na sua mente, e aí você vai fazer muito melhor. As pessoas ficam velhas prematuramente em suas mentes. Você sempre tem que pensar que você é jovem”. Prestem atenção ao que Doug Fernandez diz, parem de reclamar da vida e corram!

Post traduzido. Link da notícia:
http://www.runnersworld.com/masters/54-year-old-man-wins-harrisburg-marathon

(Visited 142 times, 1 visits today)

3 thoughts on “Homem de 54 anos vence maratona

  1. BOM DIA , ELOI FRANCISCO MACHADO DE SOUZA, VENCE A MARATONA PORTAL A PORTAL , COM 55 ANOS TEMPO DE 2:55:56, ESTÁ MARATONA TEM UM GRAU DE DIFICULDADE ELEVADO DEVIDO SUA ALTIMETRIA.
    ESTA MARATONA FOI DISPUTADA EM QUATRO BARRAS , PARANÁ, BRASIL.
    DIA 28/04/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *