Dicas

Como fazer para correr uma prova sem estar preparado

Quando o dia da prova se aproxima, pensamos em milhões de coisas que poderiam dar errado. Participar de uma corrida que você não está preparado nunca é recomendado, mas às vezes é inevitável. Você sabe que não tem quilometragem suficiente, talvez sinta as dores e desconfortos mais cedo. Não estando 100%, você não fará nada que prejudique (assim esperamos) o seu corpo a longo prazo.

As razões para correr são muitas, e algumas vezes elas superar os motivos para não participar de uma corrida. Talvez você já tenha pago a inscrição, reservado as passagens de avião, o hotel ou ainda tem um compromisso com um amigo. Quaisquer que sejam as razões para correr sem estar devidamente preparado, existem algumas coisas que podem ser feitas durante a corrida para que você complete a prova e ainda veja que não foi tão ruim.

  • Mude seus objetivos
    Quando corremos, geralmente tem um tempo alvo. Se você sente que não há como alcançar este objetivo, não há razão para ficar obcecado pelo tempo. Mude o foco e concentre-se em algo que esteja ao seu alcance naquele momento e que seja desafiador. Terminar a corrida ou correr mais do que andar pode ser um objetivo, além, é claro, de redefinir o tempo de conclusão da prova.
  • Tenha uma atitude positiva
    Pare de dizer a si mesmo quanto vai doer ou quanto vai ser ruim. Foco no quão divertido será para conhecer o percurso, olhar as paisagens que você não teve tempo da outra vez que passou correndo por ali. Você terá tudo a sua disposição e sem pressa. Quando você alimenta pensamentos positivos, é mais provável que tenha uma experiência positiva.
  • Sorria
    Isso está também relacionado com a atitude. Pode parecer meio brega e tal, mas funciona. Quando as coisas ficarem difíceis, sorria. Sorria para as pessoas e veja os sorrisos serem retribuídos. Se você perceber que os pensamentos negativos estão aparecendo de novo, sorria e você vai se surpreender como isso pode ser bom. E tem mais: nas fotos da corrida você vai aparecer melhor. Mais sorridente, pelo menos.
  • Faça as coisas de um modo divertido
    Sorrir pode te ajudar a chegar até metade da prova, mas ainda há a outra metade e talvez você precise de algo a mais. Teste novas coisas e veja o que fazer para tornar a experiência mais divertida. Pode ser cantar uma música ou começar a falar com os outros corredores. Há uma infinidade de opções para que você faça da sua corrida algo mais divertido.
  • Respeite o seu corpo
    Este é o ponto mais importante. Se alguma coisa não parece bem, não hesite em parar um pouco, andar e avaliar a situação. Veja a parte que pode estar doendo e se é algo que parece comum, que já deu sinais antes. Continue se não parecer nada grave. Do contrário, se sentir que vai piorar, ande o resto da corrida ou simplesmente abandone. Desistir de uma prova é tão dolorido quanto uma lesão, mas é melhor do que piorar algo simples e ficar parado por semanas, meses ou até mais.

Lembre-se sempre de que você é muito mais capaz do que pensa.

Via RunHaven

(Visited 113 times, 1 visits today)
Por Falar em Correr
Podcast sobre corridas de rua.
http://porfalaremcorrer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *