Dicas

Coisas que corredores nunca deveriam fazer

Se você é novato ou um corredor experiente, melhorar o seu desempenho não é apenas sobre o que você deveria fazer. Saber o que evitar durante os treinos e corridas pode ser tão importante quanto.

Ignorar a dor
Encaremos um fato: parte dos esportes que envolvem resistência tem a ver em como lidar com a dor. No entanto, há uma linha tênue entre lidar com a dor causada pela fadiga e negligenciar aquela dor que pode te levar a uma lesão. Dores que aparecem e rapidamente desaparecem para nunca mais voltarem provavelmente não são nada para você se preocupar. Se a mesma dor, porém, aparece com frequência ou em quase toda corrida você sente alguma coisa diferente, fique atento. Talvez você nem perceba, mas isso pode mudar sua forma de correr e pode levar a uma lesão por longo tempo que poderia ter sido evitada.

Pular o aquecimento
É tentador começar a correr em velocidade máxima, deixando de lado o aquecimento, especialmente se você não tem tempo. Infelizmente, isso pode frequentemente levar a lesões musculares e outras dores relacionadas. Um bom aquecimento pode fazer sua corrida ficar mais fácil e prevenir lesões.

Esperar um recorde pessoal em cada corrida
Para iniciantes, acompanhar a evolução nos tempos é uma boa forma de se manter motivado. No começo, não é muito difícil fazer um recorde pessoal a cada corrida e logo se inscrever para a próxima. No entanto, quanto mais você corre e melhora, mais difícil e desafiador será fazer tempos mais rápidos. Ter um objetivo é sempre importante, mas esperar um recorde a cada corrida é algo irreal e pode causar um estresse desnecessário. Para evitar isso, escolha algumas corridas para participar sem pretensão de tempo, só por diversão, sem preocupação com o tempo.

Ser inflexível ao seguir uma planilha
Ter um objetivo realístico é importante para todo corredor. Mas seguir uma planilha e ser inflexível é um erro. Não significa que você tem que correr 10 km a qualquer custo só porque é o que está na planilha. Doenças, circunstâncias da vida e o clima podem interferir. Ter flexibilidade para adaptar o treino é vital para manter uma vida equilibrada e tomar a decisão mais inteligente ao treinar.

Começar uma corrida muito rápido
Deve-se evitar começar a correr muito forte logo na largada. Se o seu ritmo for maior do que você consegue sustentar durante todo o resto da corrida, mesmo que sejam por apenas 500 metros, você provavelmente vai sentir isso no decorrer da prova. Tentar manter o ritmo que você sabe que consegue correr no começo pode ser o ideal para acelerar quando estiver próximo do fim. Os tempos podem ser melhores e a experiência mais proveitosa.

Não descansar o suficiente
É fácil na teoria, mas difícil na prática. Descanso também é treino. Ter um dia de descanso pode ajudar. Dormir bem também. Ignorar as horas necessárias de sono ou aumentar a quilometragem muito rápido pode ser um caminho para ter uma lesão.

Correr muito forte nos dias de treino leve
A chave para correr bem nos dias de treino mais forte é correr devagar nos dias de treino leve. Se você não faz treinos leves, não se recupera dos intervalados e dos treinos longos. Além disso, você pode fazer mais força do que deveria, o que pode acabar em uma indesejada lesão. Terminar o treino sentindo como se pudesse ter corrido mais é um bom indicador de que você não correu forte.

Ser obsessivo com os números
Todo o treino e os números que o relógio GPS te dá são ótimos, mas é fácil ser pego por toda essa informação. Ser inflexível quanto ao ritmo no treino ou ter obsessão pela frequência cardíaca pode adicionar estresse na sua corrida que no princípio de tudo deveria ser divertida. Uma boa maneira de se libertar um pouco disso é deixar o GPS em casa no dia dos treinos leves. Escolha um percurso que tenha distância demarcada ou que você saiba a distância e simplesmente corra. Ou vá em um percurso qualquer, sem saber distância ou tempo. Pode ser libertador.

Texto baseado nesta matéria: http://www.active.com/running/articles/10-things-runners-should-never-do.

(Visited 2.225 times, 1 visits today)
Por Falar em Correr
Podcast sobre corridas de rua.
http://porfalaremcorrer.com

2 thoughts on “Coisas que corredores nunca deveriam fazer

    1. Só deixamos de fora os dois itens que falavam de alimentação porque o editor do site discorda totalmente daquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *