Blog do Mauricio – Calor

Olá, amigos! Já estamos praticamente na metade do outono e o calor persiste. Para uma pessoa como eu, que mora em uma cidade tipicamente fria, o calor é prejudicial, principalmente durante os treinos. Nunca me adaptei a treinar com temperaturas mais altas e nessas duas últimas semanas aqui em Curitiba o calor tem judiado, principalmente na parte final dos treinos longos.

No momento que escrevo estamos com uma temperatura de 33°C. Ao iniciar meus treinos longos, começo sempre por volta de 7h/7h30. Em tempos normais, neste horário a temperatura aqui em Curitiba está sempre por volta de 15°C/16°C. E agora já começamos com 21°C em média. No início é tranquilo, mas o sol aos poucos vai judiando.

Para pessoas que correm em outras cidades e estados, pode até parecer estranho me ouvir falar desta temperatura, mas, como disse, sou acostumado com o frio. Ao meu ver, pelo menos tenho uma vantagem nisso tudo. Tenho notado um certo aumento na resistência durante os treinos. Mesmo não gostando, temos que tirar vantagens das atuais circunstâncias.

E você, qual é o seu clima preferido para treinar? De manhã? À tarde? À noite? Chuva? Frio? Calor?

Boas corridas!

4 respostas a “Blog do Mauricio – Calor”

  1. Olá Maurício,
    Eu prefiro correr de manhã e com frio, se chover é até legal, desde que não esteja muito frio.
    O calor realmente derruba a performance, mas como você falou, tem que ver pelo lado positivo e focar no aumento de resistência.
    Para mim, que estou no hemisfério norte, o calor está só começando…….hoje saindo para correr 7:30 da manhã e 26 graus….mas o importante é continuar correndo

    1. Olá Fernando,
      Quando estive nessas bandas ai de cima, pude perceber o calor e a diferença de temperatura, principalmente no verão.
      Sempre tive problemas em correr no calor, mas nunca deixei de faze-lo!!!
      Abraço

  2. Muito estranho ouvir falar em 15°, 16°, até em 21°. Na maioria das vezes só consigo correr à noite. Acho mais agradável a temperatura. Para correr de manhã, teria que começar às 6h ou antes. Sofrido. Região norte não é fácil.

    1. Olá Nara,

      As diferenças de temperatura e como o corpo se comporta são incríveis.
      Como falei, aqui na minha região predomina o clima frio, já corri com -2°
      Prefiro correr no frio do que no calor, mas sempre procuro realizar meus treinamentos de base no inicio do ano, geralmente coincidindo com as férias e portanto geralmente nesta época estou na praia, ai mesmo saindo cedo a temperatura já judia.
      O que importa realmente é continuar correndo.

      Forte abraço e boas corridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *