Enio Diário

A influência do horário de verão

Há algumas semanas, comecei a correr cedo, de madrugada. Começo os treinos e ainda está escuro e termino de correr com o dia amanhecendo, já claro. Geralmente, os treinos têm início entre 5h e 5h10 da manhã. Foi o jeito que encontrei de correr antes de tudo e deixar o resto do dia livre. Com a chegada e estabelecimento da primavera, o amanhecer foi ficando cada vez mais cedo. O que antes era 6h01, 5h59, agora é por volta das 5h49, 5h45. Para mim, é muito bom, já que corro menos tempo no escuro.

Não que seja um problema enorme, mas prefiro correr com alguma claridade. As circunstâncias me fizeram optar por começar quando ainda nem amanheceu. Quando as coisas estão melhorando, começando a clarear mais cedo, vem quem? O horário de verão, belo e formoso, adiantar uma hora do relógio e acabar com a minha breve felicidade que começava a se manifestar. Sim, porque agora o dia que clareava a partir das 5h45, vai clarear às 6h45. Ou seja, meus treinos de madrugada serão, acredito, 100% no escuro.

O horário de verão, para quem ainda não sabe, começa no próximo domingo, à meia-noite, dia 18 de outubro e só termina em 22 de fevereiro. Para quem mora em Santa Catarina, como eu, o relógio será adiantado em uma hora. Ganha-se mais no fim do dia, mas a claridade do começo é perdida. Essa hora a mais garante claridade e sol, por vezes, até as 20h. Correr no fim do dia não está no topo da minha lista de preferências. Para todas as outras coisas, gosto do horário de verão, mas para correr não funciona.

(Visited 679 times, 1 visits today)
Enio Augusto
Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.
https://porfalaremcorrida.com/blogdoenio

2 thoughts on “A influência do horário de verão”

  1. É verdade.
    Para quem corre mais cedo o horário de verão é ruim.
    Experimentei isso nos EUA.
    E lá tinha um problema adicional: muitas greenways (que são um misto de ciclovia e pista para caminhada e corrida e passam por locais públicos e particulares – ver mais em https://www.raleighnc.gov/parks/content/PRecDesignDevelop/Articles/CapitalAreaGreenwayTrailSystem.html ) são abertas “from dawn to dusk”, isto é, antes de clarear ficam fechadas! É contra a lei correr nelas. Os portões (quando existem) ficam fechados. Claro, dá para correr na rua mas nas greenways é bem mais agradável.

    1. Então ficavam a maior parte do tempo fechada. Que ruim.
      Aqui a greenway é a Beira Mar. Na verdade, greyway, porque de verde não tem praticamente nada.
      A parte boa é que deve ficar mais quente e correr cedo não vai ser tão sofrido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *