8 razões para corredores praticarem ioga

Acrescentar a ioga na sua vida de corredor pode trazer mais benefícios do que você imagina. Algumas razões do porquê você deveria fazer ioga:

Força
A prática da ioga fortalece tanto os músculos principais utilizados na corrida quanto os músculos menos utilizados. Os movimentos da ioga desenvolvem a força no core, quadris, músculos isquiotibiais e flexores do quadril, ajudando na prevenção de lesões.

Flexiblidade
É preciso força para fazer o exercício mas também para a flexibilidade para mover-se com liberdade e facilidade. Algumas posições da ioga por longos períodos de tempo criam elasticidade e relaxamento nos músculos, articulações, ligamentos e tecidos conjuntivos e auxiliam a correr com mais liberdade.

Respiração
A respiração é uma das partes mais importantes da ioga. Através da respiração consciente, estamos mais atentos às sensações do corpo e aprendemos que a respiração mais lente é mais relaxante e a respiração ofegante é mais energizante. Ao correr, seja em curtas ou longas distâncias, podemos respirar para provocar um estado mental mais relaxado ou para se sentir mais alerta e focado. O trabalho de respiração vai aumentar a capacidade de consumir oxigênio e pode ajudar a diminuir a ansiedade pelo desempenho.

Balanço
Ioga não vai apenas equilibrar seu corpo, mas a mente também. A ioga ensina a cuidar do corpo e ter equilíbrio entre treino duro e dias de descanso e recuperação.

Postura
A base para ter um movimento eficiente na corrida é a postura. A ioga ensina a alongar a coluna vertebral sem acrescentar tensão nela. O alinhamento é fundamental na ioga e nos deixa mais altos e mais fortes. Sem tensão, pode-se aplicar isso na corrida.

Dor nas costas
Para muitas corredores, dor nas costas é uma preocupação comum. O constante impacto das pernas para as costas causa tensão. A ioga tem posições e alongamentos que ajudam a evitar as dores na costa e os problemas relacionados, como, por exemplo, nos discos da coluna vertebral.

Estresse
A ioga ajuda a controlar emoções, o que é útil para momentos de desconforto. Aprender a trabalhar através das intensas posições é parecido com uma corrida longa. As técnicas de relaxamento e meditação na ioga ajudam a limpar a mente de preocupações, proporcionando melhores noites de sono e também permitindo a mente mais relaxada antes de um grande evento.

Força mental
Através da ioga, pode-se cultivar uma melhor concentração e a capacidade de superar o ego, aprendendo a aceitar o corpo e a mente que se terá no dia para extrair o máximo que for possível daquele momento.

Link da matéria: http://www.runnersworld.co.uk/staying-healthy/8-reasons-runners-should-do-yoga/12670.html.

Onde encontrar o Por Falar em Corrida:

Escute o Por Falar em Corrida:

1 resposta a “8 razões para corredores praticarem ioga”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *