5 km para todos

O fim de semana tinha tudo para ser chuvoso. E foi. No sábado nem tanto, mas no domingo caiu o mundo. O calor de agosto foi embora e já estava mais frio. Estava pensando bastante se ia para Canasvieiras participar da etapa de Florianópolis do Circuito ParaTodos. Era meu day off, estava frio, previsão de chuva, mas fui mesmo assim. O treino de sábado não rendeu direito e as pernas estavam cansadas dos treinos em subidas e nas escadas.

Em um mundo ideal, a prova realmente teria 5 km e eu faria sub 22 minutos. Uma das minhas preocupações externadas era se a prova teria a distância exata. A medição via MapMyRun indicava que sim, mas faltaram alguns metros. Não vi nenhum Garmin marcar 5 km ou mais. Como já estava meio cansado e sem vontade de fazer tanta força, ser pacer para o Nilton foi a melhor opção. Apesar do tempo feio, só choveu antes e depois da corrida. Durante, o clima estava perfeito para correr.

O Nilton falou que queria correr abaixo de 24 minutos, o que dá 4:48 min/km. E assim nós fomos. 1º km em 4:53, 2º em 4:39, 3º em 4:45, 4º em 4:44 e o último quilômetro em 4:27. Neste último quilômetro faltaram alguns metros para os 5 km, mas na média corremos em 4:42. O tempo líquido da prova foi 23:15. Na projeção do que faltou, faríamos 23:26. Ou seja, na teoria e quase na prática, o sub 24 foi feito. Missão cumprida.

Não foi perfeito porque não teve 5 km, mas estamos no caminho para que o Nilton faça o sub 50 nos 10 km da Track&Field Run Series dia 27 de setembro. Da minha parte, senti em alguns momentos da prova a perna pesada, pareceu que talvez ela não fosse responder. Só pareceu. No fim, deu tudo certo. Não me matei como talvez fizesse se fosse sozinho, mas corri forte. Terminei a prova sem maiores problemas.

O bom das corridas de 5 km é que depois delas nem parece que corri. Mesmo quando vou em um ritmo forte. Mais tarde, até sinto alguns efeitos na perna, mas é muito mais rápida a recuperação. Correr menos de 25 minutos fez até parecer que realmente tive um day sem off sem corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *