PFC

22ª Meia Maratona de Joinville – 15/03/2015

22ª Meia Maratona de Joinville
15/03/2015
Joinville – SC – Brasil
21 km e 6,6 km

Resultados

Valor da Inscrição
R$ 50,00 – 1º lote
R$ 75,00 – 2º lote

Retirada do kit
O kit podia ser retirado no sábado, das 9 às 19 horas na SNC Joinville, uma loja de suplementos. Para quem não conhece Joinville, chegar na loja não foi tão fácil. Havia também a opção para pegar o kit no dia da prova para quem era de outra cidade.

Kit
Kit básico, com sacolinha, camiseta regata, squeeze, chip descartável e número de peito.

Largada
Largada das duas provas simultâneas em frente ao ginásio de esportes que serviu como base do evento. Estava prevista para as 7h e aconteceu no horário. Apesar da rua da largada ser estreita e do número de atletas, não houve tumulto.

Percurso
Percurso bom para quem gosta de asfalto, com bons trechos de retas, principalmente na parte inicial. Nos km 15 e 17 havia uns morros mais acentuados, mas não muito longos. Como estava muito quente e úmido, o asfalto esquentou e aumentou ainda mais a sensação de calor. Houve relatos de que nas avenidas não havia sinalização suficiente e muito menos policiamento segurando o trânsito. Atletas tiveram a frente cortada por um ônibus e tiveram que desviar o veículo, que logo em seguida parou no ponto. Era necessário ter atenção redobrada nos cruzamentos, esperando os veículos passarem para então atravessar, visto que a sinalização era insuficiente.

Hidratação
Hidratação de 3 Km em 3 Km. No km 15 havia isotônico, mas estava quente. A água estava gelada no começo.particularmente eu não gostei e estava quente. As águas eu ainda estava pegando geladas.

Distância
Dentro do esperado para uma meia maratona. O GPS registrou 21,22 km. Na prova alternativa de 6,6 km não temos informações ainda.

Pós-prova
Logo na chegada tinha água e um pouco depois o acesso para a retirada de medalha. O kit com maçã, banana, barra de cereal e isotônico era no ginásio com parte da área restrita aos atletas. Alguns atletas que chegaram mais perto do fim da prova não encontraram água. Os únicos banheiros disponíveis eram os do ginásio. Apenas dois vestiários sem água. A situação do vaso sanitário era indescritível.

Medalha
Medalha com o nome da prova e na parte de trás estavam a data, o nome, a cidade e as distâncias do evento. Ainda tinha a fita personalizada, com o nome da prova. As medalhas eram as mesmas para quem correu 21 km e 6,6 km.

Concluintes
Total: 767 (74% homens – 26% mulheres)
21 km: 499 (65%) – 410 homens (82%) – 89 mulheres (18%)
6,6 km: 268 (35%) – 161 homens (60%) – 107 mulheres (40%)

Comentários finais
A prova teve um aumento no número de concluintes com relação a 2014. O que pode ter aumentado o interesse dos atletas era a premiação em dinheiro na meia maratona para os cinco primeiros e nas categorias para os três primeiros. Constava no regulamento um ponto de corte no km 15, com limite de tempo em 1h45′, visando preservar a integridade física dos atletas e o planejamento da prova com a liberação do trânsito. Não sabemos se esse item do regulamento foi cumprido, mas a ideia é interessante. Informações de antes da prova davam conta de que o limite técnico de 800 inscritos havia sido atingido, sendo pouco mais de 500 na meia maratona. A inscrição da prova tinha um valor em conta para quem se inscrevesse no primeiro lote. Um fator que dificultou bastante a vida dos atletas foi o clima. A umidade estava muito alta, em torno de 94% segundo o GPS. Estava bem quente e abafado. Em alguns momentos, foi quase como correr em uma sauna. O trânsito nem sempre é culpa da organização. Muitos motoristas são sem educação, mas vale tentar adotar medidas melhores para bloqueio das ruas para os corredores passarem com segurança. Faltar água na chegada e no banheiro, além de não ter banheiros químicos, também não pode acontecer. Melhorando esses pontos, talvez a prova possa crescer mais na próxima edição.

*Participou da prova? Concordou com a análise? Discordou? Quer acrescentar alguma coisa? Entre em contato ou deixe sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *