Uns metros a menos 2


Ontem foi dia de correr na Meia Maratona de Florianópolis. Fui na corrida de 5 km. Além disso, tinha os 21 km e 10 km. As distâncias curtas são meu foco por agora e o objetivo era novamente tentar correr bem e, quem sabe, alcançar um novo recorde pessoal nos 5 km.

Infelizmente, a prova teve bem menos de 5 km. Foram 4,68 km no meu relógio e nos GPS dos amigos variou entre 4,63 e 4,68 km. Nos 10 km, também tivemos problemas com os quilômetros. Os relógios dos amigos ficaram entre 9,70 e 9,74 km. Foram muitos metros a menos nas duas distâncias.

Por outro lado, na meia maratona deu tudo certo. Consultei o percurso das provas e notei que os retornos foram feitos antes de previsto no mapa. Esses dois retornos um pouco antes acabaram interferindo na distância correta. Acredito que se eles acontecessem onde estava demarcado no site não haveria problemas.

No site estava no lugar certo. Talvez no domingo, no momento de sinalizar o retorno, a pessoa responsável possa ter se enganado. É estranho demais. Na Beira Mar é muito difícil errar a distância assim. Acredito mais em um erro humano no posicionamento dos cones.

Pela projeção de ritmo e pelo resultado oficial da corrida, existia a probabilidade de sair um novo recorde pessoal. Seria por segundos, talvez uns 3, 4 segundos. O ritmo caiu depois do 3º km. No entanto, quando vi que não ia dar a distância, não acelerei tudo que poderia no último quilômetro.

O tempo que fiz indica que poderia ter dado recorde. Se realmente tivesse a distância, talvez eu continuasse me esforçando até o fim. Acredito que o recorde viria com mais alguns segundos de diferença. Não deu certo, mas valeu pela corrida e pelo ritmo de 4:29 min/km. Estou conseguindo uma certa regularidade nas corridas. Não vai dar recorde sempre, mas correr de novo abaixo de 4:30 foi bem legal.

(Visited 22 times, 1 visits today)

Sobre Enio Augusto

Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Uns metros a menos

  • Mario Cesar

    Boa prova Enio, conversei com você durante a largada da Meia, realmente uma pena não ter a distância correta. A prova estava bem organizada em todos os demais aspectos, mas a distância incorreta fica triste mesmo.

    • Enio Augusto Autor do post

      Ah, legal. É bom quando as pessoas se identificam depois. Fica mais fácil de eu lembrar.
      Valeu! O evento todo estava excelente. Uma pena errarem nos retornos, mas gostei do ritmo que consegui manter.
      Parabéns pela corrida.