Tiros longos


Se o sábado foi de tiros curtos e intensos, o domingo foi menos intenso, mas não menos difícil. A planilha pedia 3 repetições de 8 minutos. Dizia Z2, mas eu nunca consigo fazer intervalados tão confortável.

Minha ideia era tentar fazer os 3 o mais perto possível de 4:30 min/km. Este é o ritmo mínimo que pretendo manter nos 5 km na Meia de Florianópolis. O ideal seria abaixo de 4:24, mas na corrida é diferente, a gente sempre consegue fazer um pouco mais.

Como vinha do treino mais pesado de sábado, as panturrilhas ainda estavam doloridas. Fiz o aquecimento e comecei a fazer força. Não sabia bem o que ia dar, só sabia que tentaria fazer o melhor possível.

Deixei o GPS no tempo e distância. Corri sem saber o ritmo. Foi na sensação de esforço.Comecei tarde, depois das 9h30. O sol já estava incomodando, mas não era nada que atrapalhasse muito.

O primeiro intervalado saiu a 4:30 e eu já fiquei bem morto. O tempo de descanso era de 1 minuto. Até pensei em trotar, mas andei, não estava em condições de trotar sabendo que em um minuto teria que correr forte novamente.

No segundo, mais cansado, ainda consegui fazer legal. Deu um ritmo de 4:34. Faltava o último e estava ainda mais exausto. Quando iniciei o terceiro intervalado, já senti que não estava rendendo como os outros.

Fazia força, mas parecia me arrastar. Estava bem cansado. Fiz o que deu e saiu um 4:47. Ficou bem abaixo dos outros 2. Ou bem acima, depende do referencial. Depois disso, fiz um trote até em casa e pronto.

Do treino, tirei de positivo as duas primeiras repetições, abaixo de 4:35, e o fato de ter feito todas abaixo de 4:50. Há alguns meses, fazer intervalados abaixo de 5 min/km era motivo de muita comemoração. No domingo, mesmo cansado, saiu. Parece ser um bom sinal.


Sobre Enio Augusto

Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *