Podcast


podcastOlá, amigos! Você sabe o que é um Podcast? Se você já escutou o Por Falar em Corrida, com certeza sabe, mas se você ainda não está acostumado com esse tipo de mídia, vamos falar um pouco dela para você.

O que é podcast?

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se “videocast”, frequentemente em arquivo formato MP4.

O primeiro podcast brasileiro surgiu em 20 de outubro de 2004, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros (atualmente descontinuado). Em 15 de novembro de 2004, iniciava-se o podcast do Gui Leite, de autor homônimo, sendo este reconhecidamente o primeiro incentivador do podcast no Brasil.

Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital (MP3, AAC e OGG são os mais utilizados nos podcasts de áudio), ficam armazenados em um servidor na Internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automáticamente baixados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da Internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador. Os arquivos podem, ainda, ser transferidos para leitores portáteis.

Podcast e corrida

O primeiro programa neste formato a falar sobre corrida no Brasil foi o Contra-Relógio no Ar, da revista Contra Relógio, criado pelo André Savazoni e o Sérgio Rocha, este hoje com o maior canal de corridas do YouTube, o Corrida no Ar.

Na época, com o fim do Contra-Relógio no Ar, restou apenas um podcast falando de corridas no Brasil, o Por Falar em Corrida. Os amigos Enio Augusto e Guilherme Preto criaram o podcast POR FALAR EM CORRIDA, que buscava divulgar o esporte e promover de uma maneira descontraída e informativa as corridas da região de Santa Catarina. Hoje, o PFC já se tornou o podcast sobre corrida de rua mais antigo do Brasil.

Com o passar do tempo, surgiram outros podcast para contribuir cada vez mais com os corredores. Temos a honra e prazer de ter como coirmão os podcasts Tênis Certo e o Foca na Corrida

Podcasts que escuto e recomendo

Passaporte Orlando – http://passaporteorlando.com.br/
BeerCast – http://www.beercast.com.br/
Café Brasil – http://www.portalcafebrasil.com.br/
Canal 42.TV – http://canal42.tv/
Esporte Final – http://www.central3.com.br/programa/esporte-final/
Rádio America – http://profootball.com.br/
Thunder Radio Show – http://www.central3.com.br/programa/thunder-radio-show/
CocaTech – https://cocatech.com.br
Escriba Café – https://soundcloud.com/escribacafe
FalaFreela – http://www.carreirasolo.org/category/falafreela
Jurassicast – http://jurassicast.com.br/
Na Trilha – http://vcnatrilha.com.br/
O Nome disso é Mundo – http://www.onomedissoemundo.com/
Papo de Gordo – http://www.papodegordo.com.br/
PapoTech – http://www.papotech.com.br/
Pauta Livre News – http://www.pautalivrenews.com/
Pelada na Net – http://peladananet.com.br/
Podcast F1 Brasil – http://www.podcastf1brasil.com.br/
Rede Geek – http://www.redegeek.com.br/
Run Faster Podcast – http://runfaster.libsyn.com/webpage
Runners Connect – https://runnersconnect.net/blog
Radiofobia – http://radiofobia.com.br/
EspartanCast – http://www.espartancast.com/
The Running LifeStyle – http://www.therunninglifestyle.com/
Troca o Disco – http://trocaodisco.com.br/
TSF Runners – http://www.tsf.pt/
House Of Run – http://www.houseofrun.com/
Inglês todos os Dias – http://www.domineingles.com.br/

Podcast é fácil é pratico é eficiente! Podcast é uma excelente fonte de informação, cultura e lazer! Adote essa ideia! Boas corridas!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast

(Visited 114 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *