Passos por minuto

passos por minutoApesar de ter saído para correr nos últimos dias, ainda que não tenham sido nem dois quilômetros em cada “treino”, consegui fazer uns testes interessantes que há tempos pretendia botar em prática. Sempre tive vontade de contar quantos passos por minuto eu faço durante a corrida. Como meu GPS é um Garmin 10, que só faz o básico, sobrou para quem? Para o meu cérebro, que iria realizar essa contagem.

Um dia terei um GPS que conta os passos por minuto para mim. Enquanto esse momento não chega, fui por conta própria. Portanto, talvez não seja tão preciso, mas dá para ter uma ideia dos passos por minuto e a relação com o ritmo. É a tal da cadência. Se você procurar no Google por passos por minuto ou 180 passos por minuto vai ter uma quantidade sem fim de textos falando disso.

Considera-se ideal, embora isso sempre possa variar, a quantidade de, no mínimo 180 passos por minuto. Na minha experiência consegui constatar o seguinte: correndo acima de 6 min/km, fico entre 160 e 170 passos por minuto. Correndo perto de 5:40 min/km, fiz algo em torno de 180 e 186 passos por minuto. Correndo a 5:10 min/km, os passos por minuto ficaram acima de 190. O que isso significa? Não sei, mas parece que quanto mais passos, melhor o ritmo.

Quando voltar a correr, quero continuar fazendo esses testes. O ruim é ter que contar de cabeça. O relógio pelo menos é um pouco mais preciso e conta durante o tempo todo. No meu caso, são amostrar de alguns minutos no meio do treino. Queria ter uma base maior de minutos. Por enquanto, é o que temos. Quanto mais passos, mais rápido. Alguém aí já contou? Ou tem um relógio que faz essa conta?

Enio Augusto

Começou a correr em 2008. Não estava acima do peso, mas descobriu que gostava de correr. Parecia simples e fácil. Corre mais por teimosia do que por algum talento natural. Sonha em correr mais rápido e acha que um dia vai chegar lá.

4 comentários em “Passos por minuto

  • 05/05/2016 em 14:59
    Permalink

    Eu tenho o Forerunner 920 xt e ele faz a conta da cadencia. A minha ‘e em media 170 a 176 mas pode variar dependendo do cansaco. Comecei a perceber isso faz pouco tempo. Muito bom! (Talvez voce encontre um aplicativo no celular que faca isso? Dai corre com o celular por 1-2 km pra ver)

    Resposta
    • 05/05/2016 em 23:51
      Permalink

      Meu sonho é ter um GPS que conte os passos, mas antes preciso voltar a correr haha.
      Vou começar a reparar mais nos seus treinos agora. 😀
      O problema de correr com o celular é correr com o celular. Por 1 km talvez dê.

      Resposta
      • 10/05/2016 em 16:38
        Permalink

        tem o app no playsotre que é metrônomo, e se chama Cifra Club, remendando.

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *