PFC

Meia Maratona Ecológica de Curitiba – 17/05/2015

1/2 Maratona Ecológica de CWB
17/05/2015
Curitiba – PR – Brasil
21, 12 e 5 km

Resultados
21 km / 12 km / 5 km

Valor da Inscrição
R$ 84,80

Retirada do kit
Aconteceu na Loja Decathlon, Unidade Barigui, na sexta-feira e no sábado durante todo o dia. No horário que retiramos o kit, não tivemos problemas. Na saída da loja, havia um tapete de cronometrarem, no qual o atleta podia verificar o funcionamento e o nome que estava registrado no chip.

Kit
Composto de número de peito, chip descartável, camiseta, copo e café, além de panfletos dos patrocinadores. As camisetas eram em duas corres: azul para os homens e rosa para as mulheres. Em comparação com muitas provas, a camiseta era de boa qualidade. Vale frisar que o kit era idêntico ao do ano passado, apenas mudando a cor. Todos os itens dentro de uma sacola de papelão, que é de fácil reciclagem, reforçando o propósito ecológico da prova.

Largada
A largada aconteceu no horário previsto, às 7h, ao lado do Museu Oscar Niemeyer, o famoso Museu do Olho, para os atletas dos 21 km, 12 km e 5 km. Os cadeirantes largaram um pouco antes, às 6h55. Houve controle de entrada no funil de largada. Só tinham acesso os atletas com número.

Percurso
Percurso extremamente desafiador, com muito sobe e desce. Prova bem característica de Curitiba. Foi um percurso novo nas provas da cidade. Durante o percurso, os corredores eram orientados por staffs e placas de sinalização em qual direção deveriam seguir para a distância escolhida. Vale ressaltar que no mapa do percurso fornecido pela organização, uma das ruas foi modificada, mas isso não atrapalhou.

Hidratação
A principal falha da organização. Quando passamos no km 6, já não havia água para os corredores. Nos dois primeiros postos havia apenas duas mesas, uma em cada lado da pista para que os corredores pudessem pegar a água. Do km 9 em diante, até o fim da prova, era apenas uma mesinha para os atletas buscarem a hidratação. Mesmo a água estando gelada, fui uma luta conseguir pegar ao menos um copinho.

Distância
O GPS marcou 21,36 km. A cada marcação de km, o GPS estava com uns 200 metros mais. O que em uma meia maratona é um bom indicativo. Como em Curitiba as distâncias são geralmente aferidas, nada a reclamar.

Pós-prova
Chegada sem tumulto e aglomeração, com fácil dispersão. Água gelada, banana, barra de cereal, isotônico e café gelado do patrocinador, além da tradicional medalha.

Medalha
Medalha bonita com o nome e data da prova, sem diferença entre as provas de 21 km, 12 km e 5 km.

Concluintes
Total: 2.237 – 1.519 homens (68%) – 718 mulheres (32%)
21 km: 1.364 (61%) – 1076 homens (79%) – 288 mulheres (21%)
12 km: 433 (19%) – 242 homens (56%) – 191 mulheres (44%)
5 km: 440 (20%) – 201 homens (46%) – 239 mulheres (54%)

Comentários finais
Prova bem puxada e desafiadora. Serve para realmente verificar se o treinamento do corredor tem sido bom. Percurso novo que agradou a maioria dos corredores que buscavam um desafio a mais nos 21 km. Por outro lado, também cobrou o preço daqueles que achavam que conseguiriam superar com facilidade a prova. A organização poderia ter liberado a altimetria para que os corredores estudassem o percurso. As provas em Curitiba geralmente são uma montanha-russa. A largada cedo e o clima ameno, em torno de 12°C, sem sol, ajudou a transformar a prova em um desafio menos sofrido, já que a hidratação foi a falha grave da organização. Esperamos seja corrigido e melhorado nos próximos anos! No geral, foi um evento com boa estrutura e qualidade. Corredores gostam de receber o que é anunciado e também de serem surpreendidos com preocupação e dedicação envolvidos.

*Participou da prova? Concordou com a análise? Discordou? Quer acrescentar alguma coisa? Entre em contato ou deixe sua opinião nos comentários.

Onde encontrar o Por Falar em Corrida:

2 thoughts on “Meia Maratona Ecológica de Curitiba – 17/05/2015

  1. Parabens! Gostei muito de saber sobre a organizacao. Gostei de saber que so atletas com numero podiam entrar, devia ser um exemplo a ser seguido 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *