PFC

Circuito das Estações Etapa Primavera São Paulo – 17/09/17

circuito das estações etapa primaveraAconteceu no dia 17 de setembro a corrida do Circuito das Estações Etapa Primavera em São Paulo. Aproveitei uma promoção de milhas e o gasto quase nulo da viagem para voltar a correr na capital paulista, repetindo o mesmo percurso de 5 km que tinha feito em julho.

Meu objetivo era melhorar o tempo em relação à Etapa Inverno e tentar o recorde do ano nos 5 km. Deu certo, como vocês podem conferir no post que fiz falando disso. O Circuito das Estações é bem tradicional, tem mais de 10 anos e ainda não chegou em Florianópolis.

Nesta etapa, as distâncias disponíveis eram de 21 km, 10 km e 5 km. A diferença em relação à Etapa Inverno foi a inclusão da meia maratona no lugar dos 16 km. Com isso, a largada dos 21 km e 10 km foi às 6h30, sendo que a retirada do chip era das 5h às 6h. Os 5 km continuaram largando às 8h. Como fui de carona, tive que acordar cedo como se fosse correr as distâncias maiores. Tive um bom tempo para me preparar e me aquecer, além de fazer alguns vídeos para o Por Falar em Corrida.

A retirada do kit foi novamente na Centauro do Shopping West Plaza. Foi bem tranquilo e rápido. Utilizei novamente o aplicativo da Ativo e funcionou perfeitamente. Evitei assim o uso do papel. O kit do Circuito das Estações Etapa Primavera seguia o modelo dos anteriores. Sacola térmica com zíper, a camiseta bem legal e a moka, além de uns panfletos. Ainda, na Centauro tinha testes gratuitos de pisada e de bioimpedância. Não acredito em nenhum dos dois, mas de graça a gente faz para ver que números aparecem.

Circuito das Estações Etapa Primavera

A largada do Circuito das Estações Etapa Inverno foi novamente no Estádio do Pacaembu. Para quem é de São Paulo já deve estar enjoado de correr no mesmo local. Talvez conheça o percurso de olhos fechados. Para mim, não era desconhecido, mas ainda está na categoria quase inédito. A Etapa Primavera teve um quê de verão. O termômetro da rua marcava 22ºC, mas a sensação era de bem mais. Ao longo do dia, chegou a 28ºC, com pico de 31ºC. Ainda bem que fiz 5 km. Apesar de largar às 8h, não sofri tanto com o calor. Novamente, tinha que retirar o chip no dia. Não gosto muito disso. Obriga a chegar mais cedo do que poderia.

O que tinha acontecido em julho aconteceu também no Circuito das Estações Etapa Primavera. Lá estava eu no Pelotão Quênia. A vantagem de estar ali é que larga bem na frente e passa rapidinho pelo portal. Desta vez, aproveitei melhor o tempo e me aqueci para largar um pouco mais preparado. Acho que funcionou. Conhecer o percurso também contribuiu. Fechei a corrida em 24:32, novo recorde do ano nos 5 km. O relato completo está aqui.

Não foi o resultado que ainda espero fazer este ano. Deu recorde de 2017, mas ainda acho que pode ser melhor. A coisa boa foi conseguir o sub 25 mais uma vez. Apesar de ter perdido rendimento na metade final, consegui garantir ainda. Acredito que mantendo a sequência de treinos posso chegar no sub 24, que já parece algo bem interessante depois dos problemas do joelho no primeiro trimestre.

A arena do Circuito das Estações Etapa Primavera tinha espaço para as assessorias, guarda-volumes, vários painéis, um espaço vip, a loja da Ativo Store e mais um tanto de coisa. Gostei da quantidade de banheiros. Não enfrentei filas, mas também larguei depois. Não sei como estava para o pessoal que largou às 6h30. O espaço era amplo. Nos pelotões, estava também bem organizadora e separado. Cada um tinha seu lugar para entrar e ali no Pelotão Quênia vi que funcionou bem. É legal essa separação por baias e por ritmo. Se as pessoas respeitassem sempre, nem precisaria tanta fiscalização por parte dos staffs.

A chegada também foi tranquila. Entregava o chip, retirava a medalha, tinha banana, maçã, isotônico e água. Uma coisa legal é que quem participou dos 21 km era direcionado para uma baia diferente e lá recebiam a mesma medalha, mas na fita tinha o detalhe de que correu os 21 km. Além disso, na camiseta do kit de quem estava inscrito para correr a meia também tinha um detalhe na manga, onde estava escrito 21 km.

Foi minha segunda vez no Circuito das Estações e mais uma vez foi um evento bem organizado, com boa estrutura e sem falhas aparentes. Do que vi e onde corri não tenho grandes reparos a fazer. Não sei como foi no 21 km e no 10 km. Não tive problemas nem me incomodei. Foi muito fácil correr, aquecer, fazer tudo. Quem corre as 4 etapas consegue formar um coração com as 4 medalhas. Acho a ideia legal. Meu coração não vai ficar 100% completo.

Links:
Site
Resultados

Fotos Circuito das Estações Etapa Primavera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *