Coluna do Enio – A difícil convivência com o vento 2


Na nova rotina de treinos com o Adriano Bastos, estou tendo que me acostumar com ritmos um pouco mais rápidos. Estava acostumado com ritmos mais lentos, na minha zona de conforto querida. Na última semana, dois treinos intervalados, na terça e na quinta, tiraram-me à força de vez do confortável. Depois dos intervalados, fazer rodagens entre 5:30 e 5:40 parece um presente dos deuses. O ritmo que antes tinha preguiça de fazer, agora me deixa aliviado quando o vejo na planilha.

Meus horários de treino geralmente são à tarde. É quando fica melhor. Ainda não consegui acordar 4:30 ou 5 da manhã para correr. E à tarde, em Floripa e arredores, SEMPRE tem vento. Uns dias mais fraco, outros MUITO forte. Não tem erro. Depois do meio-dia, lá pelas 14, 15 horas, o vento chega, pontual. Muito mais pontual que os ônibus da cidade e algumas largadas de corrida. É de se estranhar quando o vento não aparece. Correr com vento é muito pior do que correm com muito sol ou chuva. É o que mais me incomoda.

O ritmo mais forte e o vento não são aliados. O intervalado da terça da semana passada foi com MUITO, mas MUITO vento. Quebrou o ritmo dos tiros quando peguei o vento contra. No fim de semana que passei em Curitiba, notei a diferença do vento. E o Garmin também. Talvez não seja preciso, mas dá uma boa noção. Em Curitiba, a velocidade do vento ficou em torno de 3 kph. Em Floripa, no dia de vento forte chega a 23 kph. Segunda-feira foi um dia de MUITO vento sul. Por sorte, era rodagem e não atrapalhou o ritmo.

O inverno está quase chegando e acredito que não vou conseguir ter tanta força de vontade para acordar antes das 5 horas para treinar. É provável que continue com as tardes, reservando as manhãs apenas para o fim de semana e feriados. Terei que conviver com o vento e tentar aproveitar quando ele está a meu favor. Talvez fazer os tiros todos com o vento me empurrando, mas aí seria trapaça e muito mais fácil. O mais correto é encarar o vento e azar. Vamos em frente.

Saiba mais sobre a Adriano Bastos Treinamento Esportivo

adriano bastos

(Visited 157 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Coluna do Enio – A difícil convivência com o vento